Palmeiras comemora 100 anos da compra do Parque Antarctica

Em 27 de abril de 1920, o então Palestra Itália, buscava uma casa própria e adquiriu o estádio e o terreno que hoje abriga o moderno Allianz Parque

| Arquivo Palmeiras
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira, o Palmeiras comemora 100 anos de um momento marcante de sua história. Em 27 de abril de 1920, o clube, então chamado Palestra Itália, satisfez seu sonho de ter uma casa própria e adquiriu o Parque Antarctica, estádio onde hoje está construído o moderno Allianz Parque. Informações do site Terra

- Clubes menores possuem um campo. Temos de achar uma casa. Não é qualquer terreno que nos agrada, pois a grandeza da comunidade italiana e de nossos torcedores não concordaria. Um estádio moderno é o desejo de todo palestrino - disse o então presidente alviverde Menotti Falchi ao jornal Fanfulla, em fevereiro de 1920.

Os palestrinos alugavam o Parque Antarctica desde 2017, usando um de seus campos duas vezes por semana. Quando souberam que a Companhia Antarctica Paulista, proprietária do terreno, estava de mudança, fizeram a compra por 500 contos de réis, uma fortuna naquele tempo. O clube dividiu em três cotas, com ajuda do empresário Francisco Matarazzo e, para quitar o último débito (em dezembro de 1922), vendeu parte do terreno para Matarazzo por 187 contos de réis - o local hoje é ocupado pelo Bourbon Shopping.

Na primeira partida como dono do Parque Antarctica, o Palestra goleou o Mackenzie por 7 a 0, em 16 de maio de 1920, pelo Campeonato Paulista. Em 13 de agosto de 1933, foi inaugurado o Stadium Palestra Italia, então o maior e mais moderno do país e o primeiro da capital paulista a contar com arquibancadas de concreto armado, atingindo a capacidade de 30 mil pessoas.

Em 1964, encerrou-se mais uma importante mudança no estádio, com o gramado elevada, ganhando o nome de "Jardins Suspensos", e fechando a ferradura da arquibancada de concreto. Assim, a capacidade de público foi ampliada para 40 mil pessoas. E outras reformas ocorreram até os anos 2000.

Em 2010, contudo, começou a mais ampla mudança no local, concluída em 2014. Há quase seis anos, foi inaugurado o Allianz Parque, tido como dos mais modernos do mundo e que, em 2020, passou a adotar grama sintética, facilitando seu perfil "multiuso", alternando partidas e grandes eventos, como shows, no local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES