SEÇÕES

Palmeiras e Flamengo estão garantidos no novo Mundial de Clubes em 2025

Conmebol tem direito a seis vagas, e quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024

Palmeiras e Flamengo estão garantidos no novo Mundial de Clubes em 2025 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além de anunciar mudanças no formato da Copa do Mundo de 2026, a Fifa também revelou nesta terça-feira novidades para o novo Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 2025. A entidade decidiu que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vaga garantida. Desse modo, Palmeiras, vencedor em 2021, e Flamengo, que levou o caneco em 2022, estão assegurados no torneio. As informações são do Globoesporte.

A Conmebol tem direito a seis vagas. Quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024, o que automaticamente garante Palmeiras e Flamengo. 

A eles se somarão os campeões de 2023 e 2024. Os critérios de classificação para as outras duas vagas ainda não estão definidos — o mesmo vale para o caso de haver campeões repetidos. É provável que o ranking da Conmebol seja usado como critério. O mesmo deve ser seguido pelas demais confederações.

Palmeiras e Flamengo estão garantidos no novo Mundial de Clubes em 2025

No caso da Uefa, os classificados serão os quatro campeões da Champions League entre 2021 e 2025 — portanto Chelsea e Real Madrid, vencedores em 2021 e 2022, estão dentro. As outras oito serão decididas por ranking continental — e não pode haver mais de dois times por país.

Em fevereiro, o Conselho técnico da Fifa aprovou por unanimidade a alocação de vagas para o novo Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho de 2025. Segundo a entidade, a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos. Veja a divisão:

  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte e Central): 4
  • Conmebol: 6 (América do Sul)
  • OFC (Oceania): 1
  • Uefa (Europa): 12
  • País-sede do torneio: 1

Esse novo formato do Mundial ainda não tem sede definida e será disputado como uma Copa do Mundo de seleções, ou seja, de quatro em quatro anos. A distribuição das vagas dentro dos continentes será ainda definida pelas respectivas confederações.

Em relação à próxima edição do Mundial de Clubes, que será disputado no formato atual com sete clubes (um de cada continente e mais um representante do país-sede), o conselho da Fifa nomeou por unanimidade a Arábia Saudita como anfitriã do torneio, que será realizado de 12 a 22 de dezembro de 2023. Esse modelo, porém, não está garantido para 2024.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos