Palmeiras perde pênalti, mas empata no fim com o Atlético-PR e vai às quartas de final

Lincoln foi o responsável pela classificação palmeirense às quartas de final da Copa do Brasil,

Palmeiras despacha o Atletico-MG | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No reencontro entre Atlético-PR e Palmeiras, pela partida decisiva das oitavas de final da Copa do Brasil, Manoel e Danilo, protagonistas da confusão ocorrida na semana anterior, no Palestra Itália, não se olharam ou se cumprimentaram. Nas arquibancadas da Arena da Baixada, torcedores protestavam com os rostos pintados contra o atitude do zagueiro alviverde, que chamou o rival de "macaco". A tensão foi a tônica da partida entre paranaenses e paulistas na noite desta quarta-feira, em Curitiba. Mas a raça e a disposição do time da casa, que jogou com um homem a menos desde o primeiro tempo, não foram páreas para o Alviverde, que conseguiu arrancar o 1 a 1 nos minutos finais, depois de quase ter de passar pelo nervosismo dos pênaltis.

Lincoln foi o responsável pela classificação palmeirense às quartas de final da Copa do Brasil, com um gol aos 43 minutos do segundo tempo. Nove minutos antes, Alan Bahia colocou o Rubronegro na frente, mas o empate fez prevalecer a vantagem dos paulistas, que venceram a primeira disputa por 1 a 0.

Agora, o Alviverde enfrenta o vencedor de Atlético-GO e Santa Cruz, que duelam novamente nesta quinta-feira, no Serra Dourada - o primeiro jogo foi 2 a 1 para os goianos.

Pressão e clima quente na Arena

Ainda ressentido pelo que aconteceu na partida disputada em São Paulo, o zagueiro Manoel evitou cumprimentar Danilo antes de a bola rolar. A torcida, em defesa de seu atleta, chamou o palmeirense de ?racista? e o vaiou durante todo o primeiro tempo. A pressão era grande sobre os alviverdes dentro e fora de campo.

Ag./Estado

O zagueiro Manoel, do Atlético-PR, e o meia Diego Souza, do Palmeiras, durante a partida tensa entre as equipes na Arena da Baixada

Empurrado pelos gritos das arquibancadas, o Furacão chegou primeiro ao gol palmeirense com Netinho, responsável pelas cobranças de faltas e escanteios na ausência de Paulo Baier ? ele foi expulso na partida realizada no Palestra Itália. Aos 5 minutos, Netinho cobrou falta em cima de Marcos, que conseguiu afastar o perigo. Cinco minutos depois, o camisa 12 alviverde voltou a salvar o Alviverde, novamente depois de cobrança de falta de Netinho.

A resposta dos paulistas veio em um lance de velocidade com Lincoln, principal articulador das jogadas. Ele invadiu a área do time rubronegro e foi derrubado por Bruno Costa, que acabou sendo expulso por já ter cartão amarelo. Na batida, porém, a alegria foi do lado do time da casa. Tentando bater com ?paradinha?, Robert acabou se traindo e viu a bola parar nas mãos de Neto, ovacionado pelos torcedores, aos 16 minutos.

- Tentei uma jogada, mas, infelizmente, bati fraco na bola e tenho consciência disso. Assumo a responsabilidade sobre o que acontecer no final ? disse o camisa 20, na saída para o intervalo.

O relógio não favorecia o Atlético-PR, que tentava contra o gol de Marcos, mas não conseguia sair do zero. O Palmeiras, por sua vez, não ficou atrás, mesmo depois da chance desperdiçada com o pênalti. E a torcida, ao final do primeiro tempo, já não gritava com o mesmo entusiasmo. A não ser para xingar Danilo...

Com um jogador a mais, Antônio Carlos Zago se permitiu arriscar um pouco mais na frente. No lugar de Pierre, que havia levado cartão amarelo, o Palmeiras voltou para o segundo tempo com Ewerthon ao lado de Robert. Mas a mudança ofensiva não representou maior poder de fogo ao alviverde, pois o time errava nas finalizações.

Já o Atlético-PR, vendo o tempo passar e o gol não sair, decidiu se lançar ao ataque com algumas alterações. Aos 15 minutos, Leandro Niehues colocou mais dois atacantes no time e passou a jogar com um trio ofensivo ? Tartá, Bruno Mineiro e Marcelo. O problema foi que o time paranaense abriu mão de Netinho, principal armador das jogadas. E o Palmeiras passou a assustar mais.

Aos 20 minutos, o time paulista avançou pela direita com Robert. No cruzamento, o atacante buscou Lincoln, que estava bem posicionado na pequena área, mas errou o voleio no arremate. A pressão palmeirense e a desvantagem no placar combinado mexeram com a torcida rubronegra, que já não se mostrava mais tão entusiasmada com a equipe e até se esquecia de pressionar Danilo, tamanha a tensão.

Seis minutos depois, Ewerthon cabeceou e obrigou Neto a se esticar todo para evitar o gol. O Alviverde não encontrava muitas dificuldades para chegar à meta do Furacão. A dificuldade era acertar o alvo e ganhar mais tranquilidade na partida.

O Atlético-PR, por sua vez, avançava mais na base da raça e do coração. Como aos 28 minutos, quando Alan Bahia passou por Edinho e Danilo e só parou quando encontrou o pentacampeão Marcos pela frente.

E foi na raça que o Furacão chegou ao gol. Léo cometeu pênalti em Tartá. Vilã na batida de Robert, ainda no primeiro tempo, a "paradinha" foi amiga de Alan Bahia na hora de deslocar o goleiro Marcos, no 1 a 0 do time da casa. A torcida reacendeu na Arena da Baixada, enquanto o Palmeiras ia ao desespero para o ataque, tentando evitar a disputa por pênaltis.

E quando parecia que os goleiros definiriam a disputa, o Palmeiras conseguiu o empate. Márcio Araújo avançou pela direita e cruzou para Lincoln só completar e carimbar a passagem do Alviverde às quartas de final da Copa do Brasil: 1 a 1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES