Palmeiras repete vexame e é rebaixado

A desgraça palmeirense, no entanto, é anunciada há muito tempo

Palmeiras repete vexame e é rebaixado | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dez anos e um dia depois do episódio mais triste de sua quase centenária história, o Palmeiras é mais uma vez rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. O empate amargo por 1 a 1 cedido ao Flamengo aos 44min do segundo tempo em Volta Redonda, aliado à vitórias do Bahia contra a Ponte Preta e o empate da Portuguesa com o Grêmio, respectivamente, fazem com que seja impossível o time se safar nas duas rodadas finais. Às 21h20, os palmeirenses tiveram a certeza do pior.

A desgraça palmeirense, no entanto, é anunciada há muito tempo, talvez mascarada por um Brasileiro que começou em marcha lenta: ainda no fim do primeiro semestre, o foco era a Copa do Brasil. O título veio, e com ele a tão sonhada volta à Copa Libertadores da América. O deslumbramento causado foi apontado por diversas pessoas ligadas ao clube como causa do problema de rendimento.

O time que quebrou jejum de títulos nacionais batendo o Coritiba fora de casa, neste domingo, completou a 28ª rodada entre 36 disputadas ocupando a zona de rebaixamento. Deu indícios de que ia reagir quando venceu o Náutico por 3 a 0 na 11ª rodada, ou quando fez 3 a 1 no ainda ameaçado Sport, já em setembro, em sua 22ª partida no Campeonato Brasileiro. Dias depois, o técnico ídolo Luiz Felipe Scolari foi demitido.

A chegada de Gilson Kleina e as vitórias sobre Figueirense e Ponte Preta deram ânimo aos torcedores, mas o time saiu do clássico contra o São Paulo, com derrota por 3 a 0 no Morumbi, demolido mais uma vez, e dali para frente o Palmeiras não conseguiu mais aliviar a crise. Os clássicos, aliás, machucaram o torcedor alviverde: perdeu cinco, incluindo os dois para o arquirrival Corinthians, e empatou dois, contra Portuguesa e São Paulo.

Resta ainda um clássico: contra o Santos, na última rodada. A partida poderia ser decisiva, mas o Palmeiras já entrará em campo rebaixado. Nos jogos em que não poderia tropeçar, o time deixou o gramado devendo, o principal deles contra o Coritiba, que na reta final se firmou como principal rival contra a degola. Em Araraquara, com apoio da torcida, acabou derrotado por 1 a 0.

Há dez anos, o Palmeiras foi rebaixado à Série B com o zagueiro Alexandre como vilão e a gestão de Mustafá Contursi extremamente criticada. Em 2012, poucos meses depois de um de seus maiores títulos, não se sabe quem culpar: o presidente Arnaldo Tirone diz que é responsável, mas exalta que não deixou de trabalhar. O time tem até um destaque: Barcos, que prometeu 27 gols no ano e contribuiu ativamente, inclusive nos momentos mais difíceis.

Jogadores foram ameaçados e, a cada momento agudo de crise, a faxada do Palestra Itália apareceu pixada com mensagens negativas - na última delas, a loja oficial foi alvo de incêndio. Não adiantou. Em diversos momentos, o apoio das arquibancadas foi quase que incondicional. Também não adiantou. Jogadores falharam, outros perderam gols e o goleiro Bruno teve "azar" em lances com desvio. Nada foi capaz de mudar o destino do Palmeiras.

Só há uma certeza no clube depois deste domingo: em 2013, além da Copa Libertadores, o Palmeiras vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES