Palmeiras vence, bate “invencível” Ponte Preta e se classifica no Paulista

Verdão consegue 2 a 1 em Campinas, alcança terceira vitória consecutiva

Tiago Real voltou ao time titular e abriu o placar para o Palmeiras | Gazeta Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ponte Preta começou a 17ª rodada como a única equipe invicta do Campeonato Paulista. Isso porque não tinha encarado o determinado Palmeiras, que mudou de postura após a derrota por 6 a 2 para o Mirassol e não perdeu mais. Com o 2 a 1 deste domingo, no Moisés Lucarelli, o Verdão chegou à terceira vitória consecutiva ? algo que não acontecia desde outubro do ano passado ? e subiu para a sexta colocação, com 31 pontos. Como o Linense, em nono lugar, aparece com 24, o time paulista já está classificado para a fase de mata-mata.

E quem marcou o gol do triunfo foi o ?fominha? Leandro. Após disputar o amistoso da Seleção neste sábado, contra a Bolívia, e fazer um dos gols da vitória por 4 a 0, o atacante chegou ao Brasil na madrugada deste domingo, viajou para Campinas e foi titular. Após passar o primeiro tempo em branco, ele balançou as redes pelo segundo dia consecutivo e deu os três pontos para o Verdão.

Se por um lado o Palmeiras comemorou uma boa série que iniciou no fim do mês passado ? 2 a 1 contra o Linense e 2 a 0 diante do Tigre ?, a Ponte Preta viu um recorde ir por água abaixo. A Macaca perdeu uma depois de 19 partidas. Desde as últimas rodadas do ano passado o time de Campinas não sabia o que era ser derrotado. Com o resultado, a equipe ficou em segundo lugar, com 34 pontos.

No próximo domingo, a Ponte Preta recebe o Mirassol pela penúltima rodada do Campeonato Paulista, às 18h30m (de Brasília). Já o Palmeiras, antes de jogar pelo estadual contra o Guarani, no mesmo dia, às 16h, no Pacaembu, terá um compromisso pela Taça Libertadores. Na quinta-feira, o Verdão encara o Libertad, às 19h15m, no mesmo Pacaembu.

Palmeiras marca no início, mas Ponte empata no fim

Por conta dos desfalques e do entrosamento que não é dos melhores pela quantidade de mudanças no time, o treinador Gilson Kleina resolveu reforçar a defesa do Palmeiras para o duelo diante da Ponte Preta. Para isso, escalou o volante Wendel como lateral-direito. Ayrton, que poderia jogar por ali, foi destacado para no meio. No ataque, Leandro, que chegou da Bolívia na madrugada deste domingo (após marcar na vitória da Seleção por 4 a 0), não descansou e fez dupla com Caio.

Se o Palmeiras sofria com os desfalques, Guto Ferreira não teve do que reclamar. Com o melhor do elenco à disposição, ele armou no time no 4-4-2 para tentar seguir como a única equipe invicta na competição. A aposta era Ramírez no meio para armar as jogadas para o centroavante Willian.

E se o entrosamento não era dos melhores, os palmeirenses deram ênfase à determinação e respeito ao esquema adotado por Kleina. Os jogadores do Verdão acreditaram em todas as bolas, correram por todos os lados e abriram o placar logo aos três minutos do primeiro tempo com Tiago Real. Em boa troca de passes, Wendel recebeu de Caio e cruzou na medida para o meia marcar de cabeça.

Após o gol, o primeiro tempo ficou dividido. Em alguns momentos o Palmeiras cresceu na partida e chegou mais forte ao ataque. Em outros, foi a vez de a Macaca rondar a área do Verdão, mas sem conseguir chegar tão perto do empate. Mesmo assim, a Ponte aproveitou uma bobeira da defesa do time da capital para igualar o placar. Em um lançamento na medida de Baraka, Uendel cruzou por baixo para Ramírez entrar de carrinho e marcar aos 42 minutos: 1 a 1. No lance, o meia se chocou com Fernando Prass, que ficou caído no gramado com um ?galo? na cabeça. Após atendimento, o goleiro recuperou-se, e a partida prosseguiu.

Leandro marca, e Palmeiras vence a terceira seguida

Para o segundo tempo, Kleina optou por tirar Caio e escalou Vinícius.

Com a mudança, o Verdão passou a acelerar muito os lances para aproveitar a velocidade do atacante pela direita. Assim, deixou de lado o toque de bola que deu certo no primeiro tempo. Sem o controle do meio de campo, a Ponte passou a ficar mais tempo perto da área do time da capital.

E quanto mais a Macaca se mandava para o ataque empurrada pela torcida, mais o Palmeiras recuava e ficava longe de marcar o gol. O time da casa aproveitou da movimentação de Ramírez e do bom toque de bola do meia para tentar chegar de maneira mais aguda dentro da área. Mas não conseguiu.

O futebol, porém, não segue a lógica e quem desempatou a partida foi o Palmeiras. Aos 27 minutos, Juninho cruzou pelo lado esquerdo, Leandro dominou na área e bateu rasteiro no centro do gol. A bola passou por entre as pernas de Edson Bastos. No lance, o atacante recebeu o cartão amarelo por provocar a torcida da Ponte.

Depois do gol, o Palmeiras conseguiu segurar a bola na frente e até chegou mais forte ao ataque, mas era a Ponte que seguia rondando a área adversária. Mesmo assim, a Macaca não empatou a partida e perdeu a invencibilidade no Campeonato Paulista.

No fim, Ronny se desentendeu com Cléber e levou uma cabeçada do jogador da Ponte, que recebeu o cartão vermelho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES