Palmeiras vence Novorizontino na abertura do Paulistão em ritmo de 2021

De olho no Mundial, Verdão teve atuação discreta e repetiu erros e acertos de última temporada em dia de forte calor no interior paulista

Palmeiras comemora | Divulgação - Palmeiras
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se o objetivo do técnico Abel Ferreira é usar a sequência inicial do Palmeiras no Campeonato Paulista como preparação para o Mundial de Clubes, prioridade absoluta do clube nesse início de ano, ele deve ter gostado do que viu neste domingo (23), após a equipe vencer o Novorizontino por 2 a 0, fora de casa, na estreia oficial na temporada e no Estadual.

Taticamente, o Alviverde apresentou as mesmas qualidades que o levaram a conquistar o bi consecutivo da Copa Libertadores ano passado. Também pudera, afinal a escalação foi a mesma do jogo ante o Flamengo.

Na prática em campo, os problemas também foram os mesmos, mostrando porque Abel tanto pede pela contratação de um centroavante. O Palmeiras cria, é forte nas jogadas pelas laterais, mas pouco efetivo na conclusão dentro da área.

Jogadores do Palmeiras comemoram o gol de Zé Rafael, o primeiro do jogo (Foto: Divulgação/Palmeiras)

Sobra, como sempre, o bom aproveitamento nas finalizações de longe. E os dois gols palmeirenses em Novo Horizonte foram marcados dessas maneira. O primeiro com Zé Rafael, que dessa forma vai garantindo sua vaga entre os titulares nos Emirados Árabes Unidos e afastando as sombras de Atuesta e Rafael Navarro. O segundo foi de Dudu, peça mais que fundamental no esquema alviverde.

Das ponderações que o torcedor já tem com o Verdão para o Mundial, fica a experiência de ver alguns dos novos contratados em campo. Atuesta, Rafael Navarro e Murilo entraram no segundo tempo, e mexeram taticamente com o time.

O Palmeiras segue sua saga, tanto no Paulistão, quanto na preparação para o Mundial, na quarta-feira (26), quando enfrenta a Ponte Preta, no Allianz Parque, às 21h45 (de Brasília). No mesmo dia, só que mais cedo, às 19h30 (de Brasília), o Novorizontino joga diante do Ituano, fora de casa.

Verdão tem início tímido e de poucas chances

Pode ter sido o calor, pode ter sido o fato de ser apenas a primeira partida da temporada, mas o Palmeiras ficou longe de empolgar no início do jogo no interior. O ritmo parecia mesmo ser o de um jogo-treino.

Com um ritmo tranquilo, o Verdão não teve problemas para dominar as ações no jogo. As chances concretas, contudo, demoraram a aparecer.

Aos 24, Gustavo Scarpa chegou até a linha de fundo pela esquerda, cruzou para dentro da área, Mayke ajeitou de cabeça e Zé Rafael finalizou cruzado, mas Giovanni faz a defesa.

Muito depois, aos 41, Rony conseguiu de novo arrancar suspiros palmeirenses em Novo Horizonte. O novo camisa 10 recebeu bola na entrada da área, limpou a marcação e finalizou colocado, mas a bola saiu raspando a trave direita dos mandantes.

No último lance da etapa inicial, o Verdão conseguiu enfim furar a defesa do Tigre. Aos 47, Zé Rafael dominou um passe na entrada da área, ajeitou para a perna esquerda e finalizou para o gol, acertando o canto esquerdo. 

Na volta do intervalo, talvez a maior das vontades de Abel aconteceu: o Palmeiras definiu o jogo de cara. Logo no primeiro minuto, Dudu recebeu bola pela direita no campo de ataque, ajeitou e finalizou de canhota, mandando no ângulo direito de Giovanni para balançar a rede.

Com a vantagem no placar, o forte calor da cidade interiorana e um adversário que pouco assustava, o comandante português aproveitou para fazer as suas experiências visando Abu Dhabi.

Na primeira leva de substituições, tirou os dois autores de gol até então e promoveu a esperada estreia do elogiado Atuesta, além de formar um ataque com os jovens e rápidos Wesley e Gabriel Veron.

No decorrer da etapa, foram as vezes do zagueiro Murilo e do centroavante Rafael Navarro entrarem. 

O 4-3-3 formado a partir de então, com as peças que o comandante esperava, serviu apenas como força de observação. Com jogadores sentindo os efeitos do calor e do primeiro jogo da temporada, o Palmeiras controlou o resultado e fez o suficiente para estrear com os três pontos.

O momento de maior emoção foi aos 46, quando o VAR apareceu pela primeira vez na temporada e entregou o goleiro Giovanni defendendo uma bola com as mãos fora da área. Acabou expulso. E sem mais substituições, Léo Condé escalou o volante Léo Baiano para ser  arqueiro nos instantes finais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES