Paralimpíadas: abertura com protesto, dupla brasileira e bandeira afegã

Evelyn Oliveira e Petrúcio Ferreira carregam a bandeira do Brasil na abertura das Paralimpíadas

Evelyn Oliveira e Petrúcio Ferreira carregam a bandeira do Brasil na abertura das Paralimpíadas — Foto: Buda Mendes/Getty Images | — Foto: Buda Mendes/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Iniciada as Paralimpíadas de Tóquio, evento que começou hoje e vai até o dia 5 de setembro. Com show de luzes e muita alegria dos participantes, a cerimônia de abertura aconteceu na manhã de hoje no Estádio Olímpico.

Pouco antes do evento, no entanto, um grupo de japoneses se reuniu nos arredores do local para protestar contra a realização dos Jogos.

Yui Kamiji, do tênis em cadeira de rodas, Shunsuke Uchida, da bocha, e Karin Morisaki, do halterofilismo, acendem a pira — Foto: Buda Mendes/Getty Images

Escoltados pela polícia, eles seguiram o que foi feito nas Olimpíadas e justificaram a alta dos casos de covid-19 como motivo para o cancelamento da competição - não houve, no entanto, grandes transtornos.

Dentro do estádio, o Brasil teve Petrúcio Ferreira (atletismo) e Evelyn Oliveira (bocha) como porta-bandeiras e únicos esportistas do país na cerimônia, que ocorreu sem a presença de público.

Evelyn Oliveira e Petrúcio Ferreira carregam a bandeira do Brasil na abertura das Paralimpíadas — Foto: Buda Mendes/Getty Images

Isso porque o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) optou por repetir a estratégia do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) nas Olimpíadas e, em função da pandemia, colocou apenas duas pessoas no desfile. O objetivo é evitar aglomerações.

 Para esta edição dos Jogos, o Brasil terá 260 paratletas disputando medalhas. Na Rio-2016, foram 72 pódios (14 medalhas de ouro, 29 de prata e 29 de bronze).

Bandeira do Afeganistão marca presença nas Paralimpíadas — Foto: Marcus Brandt/picture alliance via Getty Images

Um dos destaques ficou para a presença da bandeira do Afeganistão na cerimônia. O país teria dois representantes no evento, mas diante da tomada de poder do Taleban nas últimas semanas, os paratletas foram impedidos de viajar à Tóquio.

Com informações do Uol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES