Paralimpíadas de Tóquio iniciam nesta terça-feira (24); Saiba mais!

Apesar da pandemia, 162 países estão presentes na competição que inicia nesta terça-feira (24) e segue até o dia 5 de setembro

Atletismo é uma das modalidades com brasileiros nas Paralimpíadas de Tóquio | Ale Cabral/CPB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Jogos Paralimpícos de Tóquio iniciam nesta terça-feira (24) com a presença de 162 países, três a mais do que na edição anterior, no Rio de Janeiro, em 2016. A cerimônia de abertura será realizada no Estádio Nacional do Japão, às 8 horas (de Brasília) e terão duração até o próximo dia 5 de setembro (domingo). 

“Ter 162 nações competindo em Tóquio me faz ter muito orgulho. Os últimos 18 meses foram muito desafiadores para todo mundo ligado ao movimento paralímpico. O maior crédito deve ser dado aos Comitê Nacionais pela preparação de seus atletas. Foi um desafio épico e exaustivo para todos os envolvidos, incluindo a equipe de gerenciamento do IPC, mas que apresentou excelentes resultados”, disse Andrew Parsons, brasileiro que preside o Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Atletismo em cadeira de rodas é uma das modalidades com brasileiros em Tóquio | FOTO: Ale Cabral/CPB

Países na competição

Mesmo com todos os problemas da pandemia, cinco países farão a estreia paralímpica: Butão, Granada, Maldivas, Paraguai e São Vicente & Granadinas. Butão e Maldivas estão com dois competidores no atletismo, enquanto Granada e Paraguai estão com um no atletismo e um na natação. Por fim, São Vicente & Granadinas será representado por um atleta na natação.

Quem está de fora 

Vinte e uma nações, pelos mais variados motivos, não estão competindo nas Paralimpíadas. Comoros, Djibouti, Seychelles e Sudão estão suspensos pelo Comitê Paralímpico internacional. Andorra, Antigua & Barbusa, Liechtsenstein e San Marino não têm atletas. Kiribati, Samoa, Tonga e Vanuatu não conseguiram por conta da viagem durante a pandemia. Os governos locais de Brunei, Coreia do Norte, Turcomenistão e Timor Leste optaram por não mandarem atletas.Macau e Suriname não vão por decisão da comissão de atletas. Por fim, por "outras razões", segundo o IPC, Afeganistão, Myanmar e Trinidad & Tobago estão fora.

Brasil na competição. 

Os medalhistas Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha, serão os porta-bandeiras do Brasil.

A delegação brasileira será composta por 259 atletas (incluindo atletas-guia, calheiros, goleiros e timoneiro), além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 435 pessoas. Jamais uma missão brasileira em Jogos Paralímpicos no exterior teve tamanha proporção. 

Na última edição fora do Brasil, em Londres 2012, o Brasil compareceu com 178 atletas, até então a maior. O número para a capital japonesa só é superado pela participação nos Jogos Rio 2016, já que o Brasil garantiu vagas em todas as modalidades por ser país-sede e contou 286 atletas no total, ficando em oitavo lugar no ranking de medalhas.

Atletas paralímpicos brasileiros estarão nas disputas de 20 das22 modalidades do programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, são elas: 

  1. atletismo
  2. bocha
  3. canoagem
  4. ciclismo
  5. esgrima em cadeira de rodas
  6. futebol de 5
  7. goalball
  8. halterofilismo
  9. hipismo
  10. judô
  11. natação
  12. parabadminton
  13. parataekwondo
  14. remo
  15. tênis de mesa
  16. tênis em cadeira de rodas
  17. tiro com arco
  18. tiro esportivo
  19. triatlo
  20. vôlei sentado. 

O Brasil só não possui participantes no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.

Com informações do GE 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES