Paulo Sousa define estratégia para ter o 'Flamengo ideal' à disposição

Além de Rodrigo Caio, que recupera-se de cirurgia realizada em dezembro de 2021, cinco jogadores não foram relacionados por conta de dores, desgaste muscular ou dores em 2022

Paulo Sousa | Marcelo Cortes/Flamengo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a lesão confirmada de Bruno Henrique, a dúvida se o Flamengo terá "força máxima" em seu primeiro desafio de 2022 - contra o Atlético-MG na Supercopa do Brasil - já existe. Iniciando a temporada sob uma nova metodologia de trabalho, junto à comissão de Paulo Sousa, o elenco trabalha para ficar em condições físicas ideais e, após o Fla-Flu de domingo, o treinador falou sobre parte deste trabalho de recuperação dos atletas, como o goleiro Diego Alves.

- O Diego (Alves) é um jogador que o temos ajudado a fazer um trabalho de forma a retirar todas as dores para poder treinar com regularidade, todos os dias, sem dores, para ganhar forma e nos dar confiança de poder jogar. O Diego, e qualquer outro jogador, necessita, depois de uma dor ou lesão, de uma adaptação ao treino para garantirmos a capacidade de jogo - afirmou.

Os problemas físicos e lesões graves - além de desfalques por conta das seguidas convocações para as seleções sul-americanas - fizeram com que a escalação da "formação ideal" do Flamengo seja uma raridade nos últimos anos. Jorge Jesus, por exemplo, só teve os 11 titulares que se consagraram como os campeões brasileiros e da Libertadores oito vezes em campo juntos.

Paulo Sousa durante atividade do Flamengo no Ninho do Urubu (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Após 2019, as ausências longas de Diego Alves, Rodrigo Caio e Arrascaeta - entre outros - também deram a Dome Torrent, Rogério Ceni e Renato Gaúcho condições semelhantes. Por exemplo, com o recorte do segundo semestre, após as chegadas de reforços ao Ninho, o Flamengo só entrou em campo duas vezes, contra Barcelona e Palmeiras, pela Libertadores, com o seguinte time:

Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel Barbosa.

Os problemas  e as situações dos atletas no início de trabalho com Paulo Sousa:

Rodrigo Caio

Após realizar uma artroscopia no joelho direito, em dezembro, o zagueiro teve uma infecção no ponto e precisou passar por uma nova intervenção cirúrgica no local. Atualmente, está realizando fisioterapia no Ninho do Urubu, sem prazo determinado para retorno aos treinos com o grupo e jogos.

Ramon

O lateral-esquerdo teve uma lesão na coxa direita, durante a pré-temporada, e não ficou à disposição nos três primeiros jogos do Carioca, sendo relacionado para o clássico com o Fluminense, no dia 6 de fevereiro. Contudo, ainda não entrou em campo em 2022.

Filipe Luís

Após testar positivo para Covid-19, estava em isolamento no início do Estadual, quando o Flamengo atuou com a equipe Sub-20. Na primeira partida do time principal, Filipe Luís ficou apenas no banco e, no Fla-Flu, fez sua estreia atuando os 90 minutos do clássico.

Diego Alves

Com dores no joelho esquerdo, o camisa 1 não foi relacionado para as partidas contra Boavista e Fluminense. Nesta terça, foi reintegrado aos treinos do grupo, trabalhando com os demais goleiros.

Léo Pereira

Apresentou desgaste muscular acentuado e ficou de fora da relação contra o Boavista.

David Luiz

Apresentou desgaste muscular acentuado e ficou de fora da relação contra o Fluminense.

Bruno Henrique

Foi relacionado contra o Boavista, mas não apresentou após queixar-se de dores. Avaliado posteriormente, apresentou desgaste muscular acentuado e ficou de fora da relação contra o Fluminense, e, nesta terça, teve lesão confirmada na coxa direita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES