Piauí marca no fim, empata com o River e escapa do rebaixamento

O gol do Piauí aconteceu no final do segundo tempo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um gol salvador no apagar das luzes garantiu a permanência do Piauí Esporte Clube na primeira divisão do estadual. Depois de ver Eduardo abrir o placar ainda no começo da partida, o Rubro Anil foi buscar o empate com o River no final do jogo com gol de Ítalo e escapou da degola: no somatório dos dois turnos do estadual o PEC chegou a oito pontos, contra sete do 4 de Julho de Piripiri que, mesmo jogando em casa, perdeu para o Parnahyba neste domingo. O time riverino, por sua vez, confirmou a segunda colocação ao fim do returno.

Quando a bola rolou na tarde do domingo no Albertão, o River não demorou a controlar o começo do jogo. O Piauí se defendia como podia, inclusive usando o artifício das faltas. Tanto é que, antes dos cinco minutos, a equipe rubro anil já contava com um jogador pendurado (o zagueiro Eduardo Junho). Usando os lados do campo, o River pressionava. Aos nove minutos Eduardo cruzou, a zaga tentou afastar e Luís Augusto se jogou para aproveitar a sobra de bola, mas mandou por cima. O Galo, no entanto, abriria o placar logo depois. Tote cobrou falta, a bola sobrou para Eduardo e o camisa 9 fuzilou de perna direita, sem chances para Lucas. 1 a 0.

Depois do gol, o River tirou o pé do acelerador, mas aproveitava as falhas do Piauí para tentar ampliar. O Piauí, por sua vez, quase não oferecia perigo ao goleiro Naylson. Uma das poucas chances do Rubro Anil saiu aos 31, quando Jorginho foi à linha de fundo e cruzou, mas Jeová, na cara do gol, não alcançou.

O próprio Jeová foi substituído por Ítalo pouco antes do fim da primeira etapa - uma tentativa do técnico Marcão de dar mais fôlego ao ataque do Zé do Povo. Mas as chances seguiam sendo desperdiçadas, como a que Fabiano mandou pra fora nos últimos instantes do primeiro tempo. Jorginho mandou para a área, o camisa 11 desviou de primeira, mas a bola saiu à direita do gol riverino.

E se o Piauí mudava seu ataque, o River fazia o mesmo. Flávio Araújo optou por sacar Netinho no intervalo, para a entrada de Raphael Freitas. O rubro anil começou a segunda etapa buscando o empate. primeiro com Eduardo Junho, batendo prensado com a defesa por duas vezes, e depois em cobrança de falta de Capela. O River respondeu com Rafinha, em chute cruzado que passou perto do gol.

O Piauí subiu de produção e continuava tentando empatar. Aos 15, Fabiano avançou em velocidade pela esquerda e bateu, mas Naylson evitou o gol. O River queria ampliar, mas finalizava mal. O time tricolor perdeu duas chances claras com Eduardo. A primeira, aos 27, quando o camisa 9 tentou pegar Lucas desprevenido, mas Vítor Recife tirou em cima da linha. Depois desperdiçando chute na entrada da área.

Quando o jogo se encaminhava para o final, a aposta de Marcão em Ítalo se mostrou acertada, e o Piauí chegou ao empate quando tudo parecia perdido. Depois de tabelar com Fabiano, o atacante avançou e bateu no canto esquerdo do goleiro Naylson, deixando tudo igual aos 38. Um gol que acabou por salvar o Enxuga Rato de cair para a segunda divisão do estadual.

O goleiro Lucas ainda salvou o PEC de levar o segundo ao tirar do ângulo uma cobrança de falta de Rafinha. Ainda eufórico pela bela defesa e pelo resultado do jogo, o arqueiro cruzou o gramado de joelhos após o apito final, comemorando a permanência do PEC na primeira divisão do futebol piauiense. 

Parnahyba vence fora de casa e confirma classificação; 4 de Julho é rebaixado

Perda de treinador, lesões, ausência do artilheiro... a semana não foi fácil para o Parnahyba. Mas o time precisava apenas de uma vitória para garantir a classificação para o quadrangular final do returno do Campeonato Piauiense 2015. E ela veio na tarde deste domingo (24), em pleno estádio Ytacoatiara, em Piripiri, por 2 a 0. O resultado garantiu o quarto lugar aos azulinos (sete pontos) e rebaixou o colorado.

Empurrado pela torcida o 4 de Julho começou o jogo em ritmo alucinante. Logo aos dois minutos, os donos da casa já haviam mandado uma bola na trave com o veterano Lira, e pouco depois o mesmo Lira bateu com perigo para o gol defendido por Evandrízio.

Mas o Parnahyba, orientado pelo técnico Valdomiro Ferreira, não demorou a se achar em campo, e abriu o placar aos 30 minutos. Servido por Carlinhos, o atacante Jânio Daniel (que se recuperou de lesão durante a semana) avançou e concluiu para as redes, fazendo o primeiro do time do litoral. Depois de sofrer o gol, o Colorado não se abateu e lançou-se ao ataque, desperdiçando algumas chances.

Mas o 4 de Julho não conseguiu manter na etapa final a mesma pegada do primeiro tempo e viu os azulinos ampliarem aos 21 da etapa complementar com Ramon, dando números finais à partida.

Caiçara vence o Fla-PI e também se classifica

No sábado (23), o Flamengo-PI queria uma vitória para confirmar de vez a liderança do returno do Campeonato Piauiense, mas o Caiçara tinha planos diferentes para a abertura da quinta rodada da segunda volta do estadual. O Leão da terra dos carnaubais venceu por 1 a 0, com gol de Alanzinho, chegou a oito pontos e carimbou de vez o passaporte para as semifinais.

Com uma proposta mais defensiva, o Caiçara deixou a impressão que jogaria no erro dos rubro negros, buscando os contra ataques, mas logo o time mostrou sua verdadeira postura. Com bom toque de bola, o Leão dominava o meio de campo e buscava dificultar a saída de bola do Fla.

O Flamengo tinha dificuldades para criar e dependia das arrancadas de Amarildo Balotelli. Nesse contexto, o primeiro chute dos rubro negros só veio pouco antes da marca dos 10 minutos. O atacante Jacaré arriscou, e a bola passou sobre o gol de Tony. O Caiçara respondeu aos 19, com Gordo. O camisa 10 se livrou da marcação, invadiu a área e, apenas com o goleiro Fábio à sua frente, mandou para fora, para decepção da torcida do Leão.

Mais perigoso, o time de Campo Maior ainda teve mais uma chance no primeiro tempo. Adelson fez boa jogada e concluiu na esquerda da área, Fábio bateu roupa e a bola ainda tocou caprichosamente no poste direito do goleiro do Flamengo antes de sair. E se o goleiro do Fla maltratava o coração do torcedor, o do Caiçara garantia a igualdade no placar no primeiro tempo ao evitar o gol em bom chute de Jacaré, desviando para escanteio um chute colocado do atacante da Raposa.

O gol caiçarino saiu aos cinco minutos da etapa complementar, em um lance de persistência. Juninho Cearense bateu, Fábio fez a defesa, mas cedeu o rebote. Alanzinho não perdoou e mandou para o gol. 1 a 0.

Jacaré ainda teve mais duas chances de igualar o placar, mas desperdiçou ambas. Primeiro chutando por cima, depois se enrolando dentro da área ao tentar fintar a zaga para bater. A demora do atacante rubro negro facilitou a vida da zaga caiçarina no lance. Antes do apito final, o Fla balançou as redes nos acréscimos com o próprio Jacaré, mas o atacante foi flagrado em posição de impedimento. Final: Flamengo/PI 0 x 1 Caiçara.

Repórter: Dowglas Lima

Fotos: Luis Fernando Gonzaga



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES