Piauiense disputa Paraolimpíada

Na equipe está o piauiense Antônio Delfino de Sousa, natural de Redenção do Gurguéia, Sul do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A delega??o brasileira de atletismo, que est? na cidade chinesa de Macau, segue hoje para Pequim, onde disputar? a Paraolimp?ada que acontecer? entre os dias 6 e 17 de setembro. Na equipe est? o piauiense Ant?nio Delfino de Sousa, natural de Reden??o do Gurgu?ia, Sul do Piau?, que tem um bra?o amputado e faz a segunda participa??o em Jogos Paraol?mpicos, j? que competiu em Atenas.

Delfino, assim como os outros 47 atletas, estava em Macau, onde fizeram os ?ltimos treinamentos, aclimata??o e ajustes para a estr?ia da maior competi??o do mundo no esporte para pessoas portadoras de necessidades especiais. Foram sete dias de treinos espec?ficos e os atletas minimizaram os efeitos do fuso, j? que h? uma diferen?a de 11 horas em rela??o ao Brasil.

Dentre os 48 atletas da modalidade atletismo, 15 j? participaram dos jogos de Atenas. ? o caso do piauiense, que ? recordista dos 400 metros e possui tr?s medalhas paraol?mpicas, sendo duas de ouro e uma de prata. Al?m disso, ainda ? medalhista no Parapan do Rio de Janeiro em 2007.

Com 37 anos de idade, Delfino teve parte de seu bra?o direito amputado ap?s um acidente de trabalho na ro?a, ainda em Reden??o do Gurgu?ia, onde era lavrador para ajudar no sustento da fam?lia. Em busca de melhores condi?es de vida, deixou o Piau? e foi a Bras?lia, onde mora at?

hoje com a fam?lia. Antes de deixar o Brasil, j? classificado para Pequim, Delfino revelou que pretende fazer jus a sua condi??o de ser um dos principais atletas do desporto paraol?mpico brasileiro.

A pretens?o do piauiense ? subir mais uma vez em p?dios paraol?mpicos. Os in?meros t?tulos conquistados, ao longo dos anos, dedicados ao atletismo, fazem de Delfino um dos favoritos ? conquista de medalha na capital chinesa e um dos principais nomes da equipe do Brasil.

Toda a delega??o brasileira que disputar? a Paraolimp?ada na China ter? 319 pessoas, sendo 188 atletas. Em 2004 o pa?s teve 99 atletas na disputa por medalhas, nos Jogos de Sidney foram 64. Em 2000 o Brasil competiu em nove modalidades, em Atenas foram 13, e este ano ser?o 17. De acordo com o Comit? Paraol?mpico Brasileiro (CPB), na ?ltima participa??o em jogos paraol?mpicos, os brasileiros ganharam 14 ouros, 12 pratas e sete bronzes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES