Piauiense faz sucesso no futebol da Turquia

Piauiense de Simões faz sucesso no futebol da Turquia

Piauiense faz sucesso no futebol da Turquia | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Coritiba fazia boa campanha no Brasileiro de 2002. Recebeu o famoso Santos, de Diego e Robinho, no Couto Pereira e vencia por 4 a 2. At? que, perto do fim do jogo, um atleta, disposto a deixar o tempo passar, p?ra a bola no ataque e pedala diante da zaga santista. O ?rbitro Leonardo Gaciba interpreta a atitude como menosprezo ao rival, d? cart?o amarelo e eterniza o nome de Jab? como o jogador punido por querer driblar.

- Conduzi a bola at? a ponta direita e pedalei diante do L?o (lateral) e do Andr? Luis (zagueiro). Como eles n?o vinham para cima de mim, fiquei parado. O Gaciba apontou falta t?cnica e disse que era falta de respeito. Nada a ver, sempre usei meus dribles para chegar ao gol.

Cinco anos depois, Jab? aliou a facilidade para driblar ao poder de conclus?o e faz sucesso no futebol da Turquia como Jabagol. Maior artilheiro da hist?ria do modesto Ankaraspor, com 48 gols em tr?s temporadas, o jogador negocia com clubes da Alemanha e da Fran?a e engrossa a lista dos que n?o pretendem voltar ao mercado nacional.

- Estou feliz na Europa. No in?cio ? sempre complicada a adapta??o, problemas com o idioma, mas com o tempo tudo foi resolvido. N?o descarto o Brasil, tudo pode acontecer, por?m, hoje minha prioridade ? ficar por aqui e seguir nas artilharias dos campeonatos.

Para distrair, DVDs e shopping center

A dist?ncia de casa foi amenizada com a presen?a de outros brasileiros pelos clubes turcos. Nos dias de folgas, Jab? recorre a DVDs de artistas brasileiros para matar a saudade. O maior hobby, no entanto, trata-se de uma caracter?stica comum a todo o mundo.

- Vou muito a shopping, fa?o compras. O dia-a-dia aqui ? muito diferente do Brasil. Ent?o ? o que acaba sendo mais interessante para fazer. ? legal tamb?m porque a gente recebe o reconhecimento do torcedor. Muitos me param e pedem para tirar fotos - diz.

De Jab?, o piauiense, a Melih, o turco

Jab?, que nasceu S?lvio, na pequena Sim?es, no Piau?, segue o caminho de outros brasileiros. Esquecido no seu pa?s, concretizar? no in?cio de agosto o processo de naturaliza??o para se tornar turco.

- Meu nome passar? a ser Melih, o mesmo do dono do Ankaraspor, que ? meu f? e sonha em me ver com a camisa da Turquia. Como nunca tive chance com a sele??o principal do Brasil, disputar a Eurocopa seria uma grande realiza??o - conclui o novo "turco-brasileiro", que j? defendeu o Brasil em sele?es de base.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES