mais

Piauiense Kawan Pereira disputará os saltos ornamentais nas Olimpíadas

Em Tóquio, ele será o nono atleta mais novo da delegação brasileira. Kawam disputa medalha na plataforma de 10 metros individuais

O piauiense Kawan Figueiredo Pereira, 19 anos, natural de Parnaíba, está representando o Brasil nos Saltos Ornamentais nas Olimpíadas de Tóquio no Japão. O atleta competirá pela primeira vez nos jogos e pode trazer ouro.

Em Tóquio, ele será o nono atleta mais novo da delegação brasileira. Kawam disputa medalha na plataforma de 10 metros individuais, as provas começam no dia 3 de agosto, domingo, a partir das 15h do Japão (3h do Brasil). A final será no dia 7.

O atleta obteve excelente índice para disputar a prova e fará dulpa com Isaac Souza. "Sempre tem uma chance de ganhar medalha, estamos mais preparados tanto fisicamente e psicologicamente", disse Kawan ao Notícias da Boa no último dia 21 de julho.

Kawan com a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019(Washington Alves/ COB)Kawan com a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019(Washington Alves/ COB)

O piauiense se mudou para Brasília com sua família e lá, desde os sete anos, foi levado por um treinador para a seletiva de saltos ornamentais no Centro Olímpico e Paralímpico de Brasília, onde foi aprovado e iniciou carreira no esporte. 

Ele quer volta à cidade natal. "Estou muito focado em Brasilia, mas no final do ano vou a Parnaíba, não estou tendo tempo, mas tenho muita vontade de voltar sim", contou.

2021: Classificação

Kawan Pereira começou bem o ano olímpico. No Campeonato Sul-Americano de esportes aquáticos em Buenos Aires, o piauiense levou um ouro e um bronze, ajudando o Brasil a ser campeão geral da modalidade.

Piauiense Kawan Pereira disputará nos saltos ornamentais nas Olimpíadas- (Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br)Piauiense Kawan Pereira disputará nos saltos ornamentais nas Olimpíadas- (Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br)

Pouco depois, foi ao Japão disputar a Copa do Mundo de saltos ornamentais, torneio que substituiria o pré-olímpico, e daria uma possível vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. No primeiro dia, Kawan “bateu na trave”. Ao lado de Isaac Souza, ficou com a 13ª colocação geral, uma abaixo do grupo que avança para a final da prova e se garantir em Tóquio.

Na prova masculina da plataforma de 10m, no dia seguinte, Kawan Pereira e Isaac Souza tiveram uma grande prova. Melhorando a cada salto, a dupla brasileira foi se colocando entre os líderes e avançou às semifinais como 4º e 8º lugares, respectivamente. Ao final da semifinal, brilhou novamente e conseguiu ir à final, carimbando assim o passaporte ao Japão.


Antes de Tóquio, o atleta levou a medalha de ouro no Grand Prix de Bolzano de saltos ornamentais, na Itália, na disputa da plataforma de 10 metros.

Resultados

Isaac e Kawan com a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019(Washington Alves/ COB)Isaac e Kawan com a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019(Washington Alves/ COB)

Kawan seguiu obtendo bons resultados no Brasil em 2018, mas o seu grande ano ocorreu em 2019. O atleta fez bonito no Mundial de Desportes Aquáticos de Gwangjiu, na Coreia do Sul, em julho de 2019.

Em 2019, foi um dos destaques no Campeonato Brasileiro Interclubes Taça Brasil de Saltos Ornamentais, realizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. O piauiense e Isaac ainda forma medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos de Lima, no mesmo ano.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail