mais

Piauiense Kawan Pereira está na semifinal dos saltos ornamentais de Tóquio

Estreante em Olimpíadas, o brasileiro conquistou nesta sexta-feira uma vaga na plataforma de 10 metros

O piauiense Kawan Figueiredo Pereira, 19 anos, natural de Parnaíba, terminou a classificatória em 17º lugar e avançou para as semifinais dos saltos ornamentais (plataforma de 10m) durante a madrugada desta sexta-feira (6). O estreante nas Olimpíadas ficou entre os 18 melhores de 29 que seguem com o sonho vivo em Tóquio.

Kawan recebeu as seguintes notas: 72.00, 54.45, 54.45, 57.35, 64.60 e 68.40, acumulando 371.65 pontos. A disputa da final está marcada para a madrugada deste sábado (7), às 3h (de Brasília).

Kawan Pereira saltos ornamentais Tóquio 2020 (Foto: Wander Roberto/COB)Kawan Pereira saltos ornamentais Tóquio 2020 (Foto: Wander Roberto/COB)

Kawan fez o seu melhor logo de primeira e obteve 72,00. Fez duas vezes 54,45 e depois anotou 57,35, 64,60 e 68,80 em suas últimas três tentativas, totalizando 371,65. O brasileiro chegou a figurar entre os oito primeiros colocados, mas foi caindo à medida que os rivais iam obtendo suas melhores performances na sexta rodada. Mesmo assim, garantiu o 17º posto.

O melhor saltador da fase classificatória foi o chinês Jian Yang, com 546,90, seguido do compatriota Yuan Cao, com 529,30 - a China é a maior potência dos saltos ornamentais. O britânico Tom Daley, famoso em Tóquio pelas peças de Britricô que produz entre um salto e outro, foi o quarto geral, com 453,70.

Kawan Pereira saltos ornamentais Tóquio 2020 fica entre os classificados- Foto: GeKawan Pereira saltos ornamentais Tóquio 2020 fica entre os classificados- Foto: Ge

Vale medalha

A semifinal está marcada para as 22 horas desta sexta, pelo horário brasileiro. A disputa de medalha será às 3 horas da madrugada de sábado.

O atleta obteve excelente índice para disputar a prova e fez dulpa com Isaac Souza. "Sempre tem uma chance de ganhar medalha, estamos mais preparados tanto fisicamente e psicologicamente", disse Kawan em participação no Notícias da Boa, na TV Rádio Jornal.

Já Isaac Souza, que fez dupla com Kawan, terminou no 20º posto e não conseguiu entrar na disputa pelo lugar na final.

Kawan Pereira durante salto realizado nesta sexta-feira nos Jogos Olímpicos de Tóquio Wander Roberto/COB -Foto: Wander Roberto / COBKawan Pereira durante salto realizado nesta sexta-feira nos Jogos Olímpicos de Tóquio Wander Roberto/COB -Foto: Wander Roberto / COB

O piauiense se mudou para Brasília com sua família e lá, desde os sete anos, foi levado por um treinador para a seletiva de saltos ornamentais no Centro Olímpico e Paralímpico de Brasília, onde foi aprovado e iniciou carreira no esporte.  

Kawan chegou a Tóquio com bons resultados internacionais no currículo. Foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 na plataforma sincronizada.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail