Piauiense Luís Carlos é campeão no Mundial de Paracanoagem

Ex-dançarino de Frank Aguiar levou duas medalhas; uma de ouro e bronze.

| Globo Esporte.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil conquistou o primeiro título no Campeonato Mundial de Paracanoagem, em Racice, na República Tcheca, nesta quarta-feira. Favorito na categoria, o piauiense Luís Carlos Cardoso, que já foi dançarino do cantor Frank Aguiar, terminou em primeiro lugar na prova do VL1 200m masculino e se consagrou como tetracampeão mundial (ele ainda tem um título no KL1 200m masculino). O húngaro Róbert Suba ficou com o segundo lugar, e o russo Pavel Gromov foi o terceiro. Com informações do Globo Esporte. 

- Feliz demais! Poder conquistar não só o título, mas também o tetracampeonato na canoa. É uma felicidade imensa pode voltar para casa com essa medalha. A final foi bem cansativa. Já sabia que eu ia pegar adversários muito fortes. Treinei muito para chegar aqui e poder disputar não só a canoa, mas também o caiaque - comentou Luís logo após a conquista.

Nesta quarta(22) ele tabém levou a medalha de bronze ficando com o melhor resultado.

Reprodução: Globo Esporte.

No momento de emoção o atleta falou em "levar medalha casa", mas como a final teve apenas quatro participantes, isso não vai acontecer. Desde 2009, uma regra da Federação Internacional de Canoagem (ICF) prevê que os atletas só ganham medalhas se a prova tiver mais de seis competidores na decisão. Apesar disso, o título mundial é contabilizado. No pódio, ele recebe apenas um buquê de flores.

Nas eliminatórias da manhã em Racice, Luís Carlos também avançou direto para a final da prova do KL1 200m, marcada para esta sexta-feira. Como o programa paraolímpico contempla apenas a KL1, o ex-dançarino precisou se adaptar rapidamente ao caiaque para disputar os Jogos Olímpicos em 2016 e conseguiu terminar entre os finalistas da prova no Rio de Janeiro. Agora, o brasileiro tenta subir no pódio no Mundial pela categoria.

Luis Carlos Cardoso foi dançarino profissional da equipe de Frank Aguiar — Foto: Reprodução/Facebook .

Muito antes de entrar em uma canoa, o piauiense da cidade de Picos teve sua história nos palcos. Apaixonado pela música e pelo ritmo, ele chegou a dançar profissionalmente, passou por diversas bandas e foi do grupo do cantor Frank Aguiar. Até que veio o episódio que virou sua vida de cabeça para baixo e colocou o esporte em sua vida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES