Piocerá chega a Caucaia e define os vencedores da categoria motos de 2023

A competição que abre o calendário do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade foi marcada por fortes emoções

Piocerá chega a Caucaia e define os vencedores da categoria motos de 2023 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após 1.062 km de trilhas, a caravana do 36º Rally Piocerá chegou, na sexta-feira (27), à paradisíaca Praia do Cumbuco em Caucaia, no Ceará. A quarta e última etapa da competição coroou os campeões. A competição que abre o calendário do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, mais uma vez, foi marcada por fortes emoções, com direito a trajetos arenosos, travessia de rios e subidas e descidas de serras.

Jomar Grecco levou o terceiro título na categoria Elite; Gabriel Soares faturou a Graduado; Dário Júlio venceu a Over 40; Douglas Costa levou a Over 45 e Sandro Hoffmann, a Over 50. Os demais campeões foram: Francisco Djalma Sampaio (Over 55),  Alvaro Weyne (Over 60), Fabio Campera (Intermediária), Tafarel Guimaraes Araújo (Brasil), José Martins dos Santos e Tiago Chaves Aires de Melo (Dupla Graduado), Antonio Campos (Novato), Tiago Coutinho e Diego Coutinho (Dupla Novato) e Tiago Alves Feitosa (Moto Rally).

Nesta ano, o Rally Piocerá largou pela primeira vez do Maranhão, em Barreirinhas. De lá seguiu para Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) até chegar em Caucaia (CE), seguindo a turística Rota das Emoções. Foram 518 participantes inscritos, sendo 221 nas bikes, 135 nas motos, 91 nos carros, 45 na expedição, 21 nos UTVs e cinco nos quadriciclos. Gente de todas as regiões do Brasil, além de países como Polônia, Suíça, Bélgica e França.

Piocerá chega a Caucaia e define os vencedores da categoria motos de 2023 - Foto: Ascom

Jomar Grecco, tricampeão da Elite (2023, 2022 e 2021), viu o quanto o Rally Piocerá pode ser desafiador. Na penúltima etapa, ele cometeu um erro de navegação e, no dia final, se recuperou. “Estou mais aliviado, depois da tensão quando cometi um erro de navegação e quase o primeiro lugar me escapa. Estou feliz com o terceiro título consecutivo. Estou muito feliz pelo resultado e feliz por estar aqui. Ano que vem, estou de volta”,  promete o capixaba.

Pela Graduado, Gabriel Soares ‘Tomate” conquistou o seu segundo título pelo Rally Piocerá. Em 2021, ele venceu a Sênior, antiga Graduado. “Muito feliz em concluir mais um Piocerá. A prova foi incrível e é ótimo começar a temporada com vitória e título”, diz o piloto mineiro. Outro destaque foi Dário Júlio, que venceu o Rally Piocerá/Cerapió pela sétima vez. “Participo da prova desde 2005. Tenho um carinho muito grande pelo evento. O povo nordestino nos recebe tão bem e é sempre um prazer disputar aqui. Estamos sempre conhecendo novos lugares, novas pessoas, cidades que nos recebem muito bem e fazendo amizades”, ressalta o piloto da Over 40.

Pela 14ª vez, o capixaba Sandro Hoffmann ganhou a competição. “Esse é  o 14º título em 22 anos de Piocerá/Cerapió. É uma emoção muito grande estar aqui. Venci as quatro etapas da Over 50. Na última, com muita dificuldade, porque quebrou a corrente e tive um pneu furado, mas consegui recuperar”, conta o piloto, que promete voltar em 2024.

Teve também quem estreou na competição e já saiu como título. Foi o caso de Douglas Costa (Over 45) e Fábio Rodrigo Campera (Intermediária).  “Sempre tive vontade de vir ao Piocerá. E neste ano deu tudo certo. Foi maravilhoso”, diz Costa. “É uma experiência única. Viemos para participar do evento e deu tudo certo. A prova foi bem técnica e difícil, porque na nossa região (Mato Grosso) não tem esses trechos arenosos”, lembra Campera.

Alvaro Sanguesa Weyne, da Over 60, já está acostumado ao pódio. “Foi o meu quarto título. Cada ano teve uma emoção diferente. Estou muito feliz com mais essa conquista”,  afirma o piloto de Fortaleza (CE). Tafarel Guimarães Araújo, que ganhou a Brasil, também destacou as dificuldades do percurso. “Este ano foi bem desafiador. Tive problemas com o equipamento no primeiro e no segundo dias. Então, coloquei na cabeça que tinha de vencer a terceira e quarta etapas. E deu certo”, revela o piloto de Teresina (PI).

Na Dupla Graduado, os baianos José Martins dos Santos e Tiago Chaves Aires de Melo dominaram a prova. “Foi muito bom ganhar esse troféu. O Piocerá é um desafio. Foi uma prova muito desgastante. Viemos em busca do título e conseguimos”, diz Santos. Na Over 55, o título foi para Francisco Djalma Sampaio, do Pará. Antonio Campos, de Palmas (TO), levou a Novato e Tiago Coutinho e Diego Coutinho, de Pernambuco, a Dupla Novato.

Tiago Alves Feitosa, de Fortaleza (CE), ganhador da Moto Rally, que realiza o percurso dos carros, quadriciclos e UTVs, também festejou a conquista. “A gente treina bastante, o ano inteiro, no campeonato cearense, para evoluirmos e estarmos sempre bem. O Piocerá é uma corrida nossa, nordestina, por isso todo esse valor”, finaliza.

O Rally Piocerá 2023 tem patrocínio da Monster, Consórcio Honda, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Piauí (CCom), Governo do Estado do Maranhão (Sedel) e Drogaria Globo. Copatrocínio da Goodyear, Audax, Reron, Sebrae Maranhão e Sebrae Piauí, além do apoio  das prefeituras de Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) e Caucaia (CE). A supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

Resultado final – Rally Piocerá 2023

Motos

Elite

1º Jomar Grecco

2º Rogério Toledo Filho

3º Tiago Luiz Wernersbach

4º Leonardo Malagutti

5º Misael Araujo Amariz

Graduado

1º Gabriel Lucas Soares

2º Guilherme Portela E Silva

3º Reinaldo da Silva Dias

4º Herculo Onofre Jales

5º José Victor Nascimento Silva

Over 40

1º Dario Julio –

2º Lenilson de Freitas Viana

3º Magno Macel Batista de Souza

4º Lauro Rodolpho Soares Lopes

5º Sandro Osmar Conci

Dupla Graduado

1º José Martins dos Santos / Tiago Chaves Aires de Melo

2º Luiz Cavalcante Silveira / Marcus Danniel Pontes Silveira

3º Marcos Mota / Leonardo Costa – #203 – Barcarena (PA)

4º Heverton Ramos de Sousa / Thairo B. Bastos de Santiago

5º Jose Carlos Pegoreti Jose / Carlos Rigamonte Filho

Brasil

1º Tafarel Guimaraes Araujo

2º Camilo Miranda de Oliveira

3º Gilmar Rodrigues Cipriano

4º Jacques Rodrigues Martins

Over 45

1º Douglas Costa

2º Adriano de Oliveira

3º Paulo Picacio Barroso Cabral

4º Iury de Menezes Manicoba

5º Epitacio Lustosa Viana Filho

Over 50

1º Sandro Hoffmann

2º Leildo Silva

3º Jose Carlos de Jesus

4º Lenaldo Meneses Mota

5º Jose Soares Lins Wanderley

Over 55

1º Francisco Djalma Sampaio

2º Cleber Esteves Sacramento

3º Beto Corvo Dias

Over 60

1º Alvaro Sanguesa Weyne

2º Alfredo de Miranda Filho

3º Ronald Santi

Intermediária

1º Fabio Rodrigo Campera

2º Gabriel Oliveira

3º Glauber Guilherme de Sousa

4º Barbara Neves Gonzaga

5º Richard de Andrade Lima

Novato

1º Antonio Campos

2º Paulo Cezar de Oliveira Filho

3º Renato Oliveira Bandeira

4º Junior Goncalves de Sousa

5º Douglas Tarquino da Silva

Dupla Novato

1º Tiago de Andrade Lima Coutinho / Diego de Andrade Lima Coutinho

2º Thiago Santiago Bessa / Leonardo Meneses de Carvalho

3º Benito Malvaccini Lopardi / Matheus Schettini Knupp

4º Ademir Cesar Rodrigues Martins / Joveliano da Silva Filho

5º Lucas Guilber Campos Lima / Marcos Luciano da Silva Junior

Moto Rally

1º Thiago Alves Feitosa

2º Bruno Rocha dos Santos

3º Laercio Joca Bezerra Filho

4º Marcio Fernandes da Silva

5º Marcio Ribeiro de Jesus Sousa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES