PMT construirá a maior pista de skate do Piauí na zona Leste de Teresina

Segundo o gerente de obras e serviços da SAAD-Leste, Paulo Nunes Cordeiro, o valor do recurso é de R$ 800 mil, oriundo do Ministério da Cidadania.

st | set
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rayssa Leal, Kevin Hoefler e Pedro Barros, brasileiros medalhistas do skate street, na última edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, acenderam a chama olímpica no coração de muitos jovens de Teresina. Para incentivar futuros atletas da capital, a Superintendência das Ações Descentralizadas Leste (SAAD-Leste), por meio da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), vai construir a maior pista de skate do Piauí, com 1.250m² e 6 obstáculos, dentro dos padrões olímpicos. A pista será implantada na Praça Arimateia Tito Filho, bairro Jóquei, zona Leste de Teresina.

Segundo o gerente de obras e serviços da SAAD-Leste, Paulo Nunes Cordeiro, o valor do recurso é de R$ 800 mil, oriundo do Ministério da Cidadania, direto para Prefeitura de Teresina, por indicação da Confederação Brasileira de Skate (CBSK) e a Federação do Piauí. A gerência de obras é responsável pelo desenvolvimento do orçamento para a licitação, além de fiscalizar a fase de execução da obra.

PMT construirá a maior pista de skate do Piauí na zona Leste de Teresina (Foto: Divulgação)

“A equipe técnica da SAAD-Leste, composta por arquitetos e engenheiros, foi responsável por elaborar o projeto básico de arquitetura (levando em consideração o recurso liberado), desenvolvido em conjunto com o presidente da associação dos skatistas, Tiago Costa. A escolha do local, também foi definida em conjunto, levando em consideração o fácil acesso para os usuários e praticantes do esporte, que geralmente utilizam transporte público para locomoção”, explicou Paulo Nunes.

O gerente de obras acrescentou que como a pista será implantada em uma praça existente, 70% de sua vegetação será preservada, o que ajudará no microclima do espaço, e não impactará os moradores do local.

“É importante informar que estamos seguindo um controle rigoroso em todo o processo. Esta será a maior pista a ser implantada por aqui, o que incentivará o uso e prática do esporte”, destacou Nunes.

Tiago Costa, presidente da Federação Piauiense de Skate informou que há um importante projeto social chamado ‘Skate Escola’, onde a Federação trabalha há 20 anos e tem o intuito de treinar atletas, abraçando, também, a questão social.

“Vemos que o projeto Skate-Escola, realmente, muda a vida das pessoas. Não só dando oportunidade de lazer, como acompanhando a formação de caráter, e, às vezes, até sentimental dos atletas. Muitas das crianças que frequentam, não têm um lanche em casa e vão procurar a escola por isso. Toda esta estrutura que a Prefeitura irá fornecer é importante e vem engrandecer muito o esporte piauiense, atendendo também o lado mais fragilizado, que é o social”, relatou Tiago.

PMT construirá a maior pista de skate do Piauí na zona Leste de Teresina (Foto: Divulgação)

De acordo com o gerente de habitação da SAAD-Leste, Helder Cronemberger, o órgão entende a sua participação nos projetos sociais tão fundamentais na construção da cidadania, da criação de oportunidades para crianças e jovens excluídos e marginalizados, criando assim, uma perspectiva de futuro melhor, através do esporte.

“É necessário que busquemos possibilitar que crianças e jovens vivenciem atividades esportivas, e, acima de tudo, o direito de poder brincar e se divertir, se sociabilizar com os demais, criando vínculos de amizade, afastando-os e os conscientizando do perigo das drogas”, ressaltou Helder.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES