Portuguesa comemora centenário nesta sexta-feira

Confira jogos, títulos e jogadores da Lusa, que passou por altos e baixos ao longo das décadas

A Portuguesa foi fundada em 14 de agosto de 1920 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associação Portuguesa de Desportos, tradicional clube de São Paulo, comemora seu centenário nesta sexta-feira, 14 de agosto. O Estadão faz uma retrospectiva sobre os principais momentos dos 100 anos de história do time. Informações do site Terra

A Portuguesa foi fundada em 14 de agosto de 1920

A Portuguesa foi fundada em 14 de agosto de 1920, e aceita pela Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) em setembro. Sem espaço entre os oito da primeira divisão, o clube foi atrás de uma parceria com o Mackenzie, que vinha em decadência. A fusão foi concretizada em 11 de outubro daquele ano, pouco antes do primeiro jogo da história da equipe, uma derrota por 3 a 0 para o São Bento da capital, em 7 de novembro. O primeiro após o fim da união, já como "Portugueza de Esportes", ocorreu em 22 de abril de 1923, uma derrota por 4 a 1 para o Corinthians.

Os momentos iniciais de destaque viriam somente na década seguinte. No estadual de 1933, venceu o Palestra Itália, que vinha de longa sequência invicta, e terminou na 3ª posição, repetida em 1934.

O bicampeonato paulista em 1935/36

Uma cisão no futebol paulista gerou a divisão dos times em duas federações: a própria APEA e a Liga Paulista de Futebol (LPF). Clubes como Santos, Corinthians, Palestra Itália e São Paulo migraram para a LPF, enquanto a Portuguesa permaneceu na APEA. Em 1935 e 1936, a rubro-verde decidiu o título na última rodada, contra o Ypiranga.

Em uma disputa final de "melhor de três" após terem a mesma pontuação na tabela, as equipes empatavam quando houve pênalti para a Lusa. O adversário abandonou o campo em protesto ("infundado", segundo o Estadão da época) e foi declarada vitória lusitana. No jogo seguinte, o time venceu por 5 a 2 e conquistou seu primeiro título. Na temporada seguinte, uma goleada por 6 a 1 na última rodada garantiu o bicampeonato.

Em 1937, a boa fase foi interrompida quando os associados decidiram se filiar à LPF, e a Portuguesa acabou passando um 'ano sabático', sem jogos oficiais. Três anos depois, em 1940, o clube sagrou-se vice-campeão paulista pela primeira vez.

Consolidação na década de 1950

Durante 13 anos consecutivos, entre 1945 e 1957, a Lusa terminou o Paulistão entre os cinco melhores do Estado. Indício de que a equipe vivia sua melhor fase até então. Foi nesse período, por exemplo, que vieram as históricas goleadas sobre o Corinthians, por 7 a 3, em 1951, e contra o Santos, que seria campeão paulista semanas depois, por 8 a 0, em 1955.

Nomes como Djalma Santos, Julinho Botelho, Muca, Nena, Nininho, Pinga I, Simão, Brandãozinho permanecem até hoje no imaginário da torcida, que também comemorou os títulos do Torneio Rio-São Paulo em 1952, diante do Vasco da Gama, e 1955, diante do Palmeiras.

Foi na década de 1950 que o clube trouxe a 'tri-fita azul' ao Canindé. A condecoração era dada pela Gazeta Esportiva às equipes que voltassem invictas ou representassem bem o Brasil no exterior. Em 1951, a Portuguesa voltou sem derrotas de excursão a Turquia, Espanha e Suécia, com relevante vitória sobre o Atletico de Madrid, na disputa do Troféu San Isidro, por 4 a 3. Em 1953, a viagem foi ao Peru e à Colômbia, e em 1954, à Inglaterra (onde acabou perdendo um jogo, diante do Arsenal, por 7 a 1), França, Bélgica, França e Turquia.

Em 11 de novembro de 1956, foi inaugurada a Ilha da Madeira, como era conhecido o campo em que a Portuguesa jogaria nas décadas seguintes, ainda sem as arquibancadas de concreto, mas no mesmo local de hoje. A estreia foi uma vitória por 2 a 0 sobre um combinado entre os times do São Paulo e Palmeiras.

Na década seguinte, destacam-se o vice-campeonato de 1960, disputando o título com o Santos de Pelé, e o terceiro lugar em 1964, quando chegou à última rodada sendo o único time com chances de tirar o título santista - o que não foi possível após derrota por 3 a 2. Foi nos anos 1960 que surgiu Ivair, o 'Príncipe', outro jogador marcante da história rubro-verde.

Inauguração do Canindé e título dividido em 73

Outro grande momento da história da Portuguesa ocorreu na primeira metade da década de 1970. Em 9 de janeiro de 1972, a Ilha da Madeira deu lugar ao Estádio Independência - nome oficial do Canindé, à época. A alteração para o atual Dr. Oswaldo Teixeira Duarte ocorreria apenas em 1979. A partida de inauguração foi uma derrota por 3 a 1 diante do Benfica, de Portugal.

Em 1973, o time chegou à final do Paulistão contra o Santos. Após empate por 0 a 0, em momento polêmico e até folclórico, o árbitro Armando Marques encerrou a disputa de pênaltis quando a Portuguesa ainda poderia reverter a contagem. Os atletas comandados por Oto Glória saíram rapidamente do estádio e o título foi decidido fora de campo, dividido entre as duas equipes. É o último título da Portuguesa em uma primeira divisão até hoje. Um dos destaques da campanha foi Enéas de Camargo, outro ídolo do clube, que dividia os treinos no Canindé com o Exército, ao qual servia simultaneamente. Ele morreria em 1988, em acidente de carro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES