SEÇÕES

Presidente do Comitê Olímpico Japonês nega acusações de corrupção

Mais uma polêmica envolvendo a organização do jogos te Tóquio 2020

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais uma polêmica dentro das organizações dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 está dando o que falar, desta vez, nesta terça-feira (15), o presidente do Comitê Olímpico Japonês, Tsunekazu Takeda, negou em uma entrevista coletiva qualquer envolvimento na suspeita dos pagamentos feitos antes da capital japonesa ter sido escolhida para sediar a próxima edição deste evento esportivo de maior importância dentro do esporte.

“Nunca estive envolvido no processo de decisão sobre o pagamento”, disse Takeda, ao ler uma declaração de sete minutos, na qual garantiu “ser inocente”, diz o presidente.

Acusado no mês passado por um juiz francês de envolvimento em um esquema de compra de votos, Takeda é suspeito de ter autorizado dois pagamentos a Singapura em 2013, no total de 2,8 milhões de dólares (cerca de R$10,3 milhões), durante a campanha da candidatura japonesa. Em setembro de 2013, em Buenos Aires, Tóquio superou Istambul na votação por 60 a 36 votos.

De acordo com o processo aberto em maio de 2016 na justiça francesa, ocorreram dois pagamentos em benefício da Black Tidings de Singapura, sob o título “Tokyo 2020 Olympic Game Bid”, procedente de uma conta em um banco japonês. A empresa, inclusive, era administrada por um consultor ligado a Papa Massata Diack, personagem central de vários casos de corrupção na cúpula do esporte mundial.

“Não estive envolvido diretamente no contrato com a Black Tidings”, ressaltou Takeda, que insistiu no argumento de que o montante suspeito correspondia a “remunerações legítimas de um consultor”. Além disso, o dirigente afirmou não ter ciência de que a Black Tidings era ligada a Papa Massata Diack, veterano consultor de marketing na Federação Internacional de Atletismo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos