Professor Seedorf puxa a orelha de menores infratores durante palestra

No Dia do Mestre, craque vai ao Degase para falar de assuntos sérios, mas também comanda pelada: “Podemos influenciar positivamente a vida deles”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Dia do Mestre, Seedorf exercitou seu lado didático em uma palestra para aproximadamente 200 adolescentes internos no Degase - Departamento Geral de Ações Sócio Educativas do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Apelidado de Professor quando atuava pelo Milan, o holandês atuou como tal, passando lições de vida, dando aula sobre a crise econômica que assola o mundo - com ênfase na Europa -, e ainda chamou atenção dos garotos quando incomodado pela conversa paralela de alguns.

- Silêncio, por favor. Assim a gente não vai conseguir se entender bem - interveio, no início da palestra.

Outro puxão de orelhas que levou o auditório da Escola João Luiz Alves - uma das unidades do Degase - ao delírio se deu quando Seedorf interrompeu o menino João Vítor.

- Gente, por favor, não vim falar para dois ou três. Ei, você (João Vítor), tá ligado? Tem que ficar ligado. O professor está falando, e você olhando para lá. Tem jogadores que durante a palestra do treinador ficam olhando para outro lado e na hora de irem para o jogo erram tudo. Se não ficar ligado, o trem passa - brincou, rindo e provocando gargalhadas.

Perguntado por Igor, de 17 anos, se já nasceu rico, Seedorf respondeu: "Era muito pobre". E fez uma explanação sobre os problemas econômicos que assolam o mundo.

- Para vocês terem uma noção, quando cheguei ao Ajax, eu usava uma chuteira quatro casas (números) maior que a minha. Havia época em que não se podia comprar nada, nem roupas. Hoje em dia ganho um bom dinheiro, mas não se pode pensar só em dinheiro. É preciso ter motivação por se fazer uma coisa boa, dinheiro não é tudo. Conheço pessoas que moram na Europa, onde tudo é lindo e maravilhoso, e que eram ricas. Hoje elas não têm nada. Lá na Europa está uma crise danada. Conheço gente que tinha muito dinheiro na América e hoje entra em fila para comer (de graça) em Nova Iorque. Por isso, é preciso guardar o dinheiro. Se você virar jogador, guarda o dinheiro, não vá gastá-lo em coisas erradas - recomendou.

No início da palestra, Seedorf ficou surpreso quando perguntou quem queria virar jogador de futebol. Apenas quatro responderam.

- Só vocês três levantaram a mão? (em seguida outro levantou). Não é possível, no Brasil. Que surpresa!

Hoje em dia ganho um bom dinheiro, mas não se pode pensar só em dinheiro. É preciso ter motivação por se fazer uma coisa boa, dinheiro não é tudo."

Seedorf, aos menores infratores

O tempo foi passando, e os jovens se soltaram. Já eram 20, 30, 50 potenciais jogadores e o professor, que já havia dado aulas de Economia e Geografia, passou a lecionar Educação Física.

- Vamos armar um jogo aqui? Quem quer jogar? - convocou.

O meia organizou um campeonato de golzinho - formado com dois assentos - em cima do palco do auditória. A regra era no estilo "rei da mesa". Quem vencesse permanecia em campo. Um gol determinava o vencedor. Várias duplas subiram ao palco. Ao fim do torneio, mais uma lição a um "aluno" firuleiro.

- Você podia ter matado o jogo ali no final. Por que não matou? Porque relaxou, não é? Quero que vocês entendam: quando tiverem uma oportunidade, a agarrem com as duas mãos, pois ela pode não voltar. Você tem talento, mas da próxima vez vê se mata o jogo, valeu? - orientou.

Valeu, aliás, foi um termo que Seedorf usou o tempo inteiro. Um professor legal, boa praça, que abraçou todos os alunos, mas não hesitou quando precisou dar uma bronca. Um belo exemplo no Dia do Mestre.

Terminada a palestra e passado o rebuliço provocado pela presença de um craque internacional, o sub-diretor geral do Degase, Roberto Bassan, anunciou que Seedorf deve se tornar parceiro do órgão, responsável por executar medidas aplicadas a adolescentes em conflitos com a lei. O Degase, aliás, já tem parceria com Zico e o ex-corredor Robson Caetano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES