Projeto Desvendar une esporte e sustentabilidade em Timon

Iniciativa, que contará com aulas de atletismo, é realizada pelo Instituto Incentivar e irá tornar o esporte mais popular

Crianças terão aprendizado voltado para o atletismo | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto Idealizado e produzido pelo Instituto Incentivar, denominado Desvendar Esporte chega a sua fase 2.  Depois de começar as atividades em Manaus (AM) e Holambra (SP), ele desembarca em Timon (MA).

A iniciativa, tem por objetivo promover esporte e sustentabilidade de maneira lúdica, inclusiva, leve e mais que isso, que seja colaborativa. Assim poderá incentivar a integração coletiva.

Atletismo

Cerca de 240 alunos de quatro escolas, com idade entre 10 e 14 anos, passarão por uma série de atividades de atletismo, nas quais aprenderão sobre modalidade e também sobre a importância da sustentabilidade, como por exemplo, por meio da criação de acessórios esportivos, vindos de reciclagem.

Crianças poderão aprender sobre o atletismo - Pixabay

Duração

Ao todo, serão 12 meses de duração, divididos em etapas: treinamento dos professores, seleção das escolas, avaliação, primeiro contato e “mãos à obra”, na qual os alunos serão estimulados, de maneira orientada, a organizarem equipes, formatos, regras e materiais, construindo o processo junto aos professores, e não passivamente.

O “ano esportivo” terminará em um festival de encerramento, utilizando as arenas e as ferramentas construídas ao longo do projeto.

“Nosso propósito vai além do fornecimento de água e tratamento do esgoto. Nossa missão está em contribuir para a melhoria da saúde e a qualidade de vida dos timonenses, inclusive, com ações de incentivo à prática esportiva. Certamente, vamos encontrar grandes talentos e inspirar diversos jovens a construir um futuro melhor dentro de sua comunidade”, explica a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo.

O Desvendar

A ideia surge da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A ideia, neste caso, é promover o esporte e a sustentabilidade de forma lúdica inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva.

O coordenador do projeto, Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, afirma que unir esporte e sustentabilidade é muito importante para o aprendizado.

“O meio de difusão é a escola, fazendo chegar, às crianças e jovens, por meio de atividades prazerosas, lúdicas e educativas, próprias à prática esportiva educacional”, explica.

Desvendar Esporte Fase 2

O Projeto Desvendar Esporte Fase 2 é realizado pelo Instituto Incentivar por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania com patrocínio de Águas de Timon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES