Pronto, gramado começará a ser levado sábado para o Maracanã

Espanhóis que cuidam do campo do Barcelona ajudarão no processo de instalação.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois da tempestade, a bonança. Após sofrer com a chuva que deixou a obra alagada na noite da última terça-feira, o Maracanã começará a receber o novo gramado na noite deste sábado. É o primeiro passo para deixar o palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo finalmente com "cara" de estádio.

A grama foi plantada em uma fazenda no distrito de Sampaio Corrêa, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, e será transportada para o estádio em 25 caminhões, à noite, para evitar que o calor cause danos ao material. A ideia inicial era começar a instalação no dia 26 de fevereiro, mas problemas na obra acabaram atrasando o processo.

Responsável pelo gramado, a Greenleaf tem parceria com a empresa espanhola que cuida do Camp Nou (estádio do Barcelona) e seis profissionais espanhóis estão no Brasil para ajudar na instalação. O processo todo (da retirada da fazenda ao "tapete" instalado no estádio) levará entre três e quatro dias.

No total, 8.900 metros quadrados de grama serão transportados da Região dos Lagos para o Maracanã, em rolos de 1,20m (maiores do que o normal). O nivelamento da grama foi todo feito em laser, forma inédita no Brasil. Os primeiros pedaços de grama já serão instalados na madrugada de sábado para domingo.

Segundo a Empresa de Obras Públicas do Rio (Emop), a arena carioca terminou fevereiro com 87% da obra concluída. Em encontro com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na última quarta, o governador Sérgio Cabral prometeu entregar o estádio pronto no dia 27 de abril. Uma nova reunião aconteceu na manhã desta sexta, entre representantes do Comitê Organizador Local (COL) e do governo. O primeiro jogo marcado no novo Maracanã é entre Brasil e Inglaterra em 2 de junho. Na Copa das Confederações, serão três partidas: México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a decisão (30 de junho).

Na noite de terça, um temporal causou estragos ao redor do estádio e alagou os vestiários e o local onde ficará o gramado. Boa parte do sistema de drenagem já está instalada, mas não conseguiu evitar o problema. A principal causa é que toda a região do Maracanã fica abaixo do nível do mar, o que facilita a formação de enchentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES