Queniana quebra recorde no mundial de meia maratona

Após melhorar marca em setembro (1h05min34s), a agora bicampeã do mundo na meia distância diminui ainda mais e estabelece novo tempo: 1h05min16s

Queniana | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Peres Jepchirchir, queniana de 27 anos, não só venceu o Campeonato Mundial de Meia Maratona neste sábado, em Gdynia, na Polônia, como quebrou mais uma vez o recorde mundial da prova. Ela correu os 21km em 1h05min16s, melhorando ainda mais o próprio tempo estabelecido em setembro, em Praga, na República Tcheca (1h05min34s).

A chegada foi acirrada. O pódio foi definido por segundos. A segunda colocação ficou com a alemã Melat Yisak Kejeta, que quebrou o recorde europeu e chegou a apenas dois segundos da campeã: 1h05min18s. A etíope Yalemzerf Yehualaw terminou em terceiro, 1h05min19s. Jepchirchir agora é bicampeã do mundo da meia maratona. A primeira conquista foi em 2016, em Cardiff, no Reino Unido.

Peres Jepchirchir recorde mudial de meia maratona (Foto: Getty Images)

- É inacreditável. Meu objetivo era vencer a corrida. Eu não esperava bater o recorde mundial, mas percebi que isso poderia acontecer quando passamos dos 20km. Estava ventando um pouco, mas o percurso foi bom para mim - comemorou Jepchirchir.

O Brasil também marcou presença na Polônia. Andreia Hessel terminou em 76º, anotando o melhor tempo de sua carreira (1h14min41s), e Valdilene Silva finalizou a prova em 94º, com a melhor marca da temporada (1h18min58s).

A Etiópia faturou a medalha de ouro por equipes, seguida por Quênia com a prata e Alemanha com o bronze. O Mundial da Polônia, inicialmente, aconteceria em março, mas por causa da pandemia de coronavírus foi adiado para outubro.

Kiplimo, de Uganda, é campeão entre os homens

Na prova masculina, nem Quênia, nem Etiópia. Quem ficou com o título foi Jacob Kiplimo, de Uganda. Foi o primeiro título do país em mundiais de meia maratona. O atleta de apenas 19 anos anotou a melhor marca da competição, com o tempo de 58min49s. A prata ficou com o queniano Kibiwott Kandie (58min54s), e o bronze com o etíope Amedework Walelegn (59min08s).

O melhor brasileiro em ação foi Gilmar Lopes, que terminou na 75º colocação (1h03min51s). Ederson Pereira finalizou os 21km no 90º lugar (1h04min19s), enquanto Daniel do Nascimento foi o 93º (1h04min27s). Por equipes, o título ficou com Quênia, seguido de Etiópia e Uganda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES