Racismo no futebol tem punições brandas

Estadão relembra episódios de ofensas raciais em campo e o que foi feito depois de cada episódio

Números recentes mostram que problema só cresce | Fabio Diena / Shutterstock / Divulgação / CP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo passo para o combate ao racismo no futebol foi dado nesta terça-feira, 8. Em um ato sem precedentes na Liga dos Campeões, os jogadores de Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir decidiram deixar o campo de jogo após o quarto árbitro, Sebastian Coltescu, ter sido acusado de proferir uma ofensa racista. O duelo foi adiado para esta quarta-feira e a Uefa teve de mudar toda arbitragem da partida.

Em geral, o racismo no futebol é visto com indignação, mas a revolta dos atletas no jogo entre franceses e turcos não são frequentes é um resposta pouco frequente. No geral, as punições a casos de discriminação racial no esporte são brandas e, em algumas ocasiões, nada acontece. O Estadão relembra outros episódios de racismo em campo e o que foi feito depois. Informações do site Terra

Números recentes mostram que problema só cresce

Há 15 anos o ex-jogador Grafite, hoje comentarista do Grupo Globo, foi chamado de "negro de mer**" por Leandro Desábato, do Quilmes. Naquela ocasião, algo pouco comum aconteceu. O jogador argentino foi levado a uma delegacia ao término da partida e lá passou duas noites. Ele foi liberado na tarde de sexta-feira, após seus advogados pagarem R$ 10 mil de fiança.

"Estivemos com ele. Está bem fisicamente, mas em nenhum momento se mostrou arrependido. Ele inclusive admitiu textualmente o que disse e realmente ofendeu o jogador. Ele chamou Grafite de 'macaco', 'negrinho' e mandou enfiar a banana em um lugar do corpo que eu não posso repetir para vocês agora", disse Marcos Antonio Vito Alvarenga, presidente da Comissão de Negros e Assuntos Anti-Discriminatórios da OAB-SP, na época.

Nem sempre o crime passa impune. Normalmente, o time relacionado à conduta racista é multado ou tem de atuar com os portões fechados por um determinado intervalo de tempo. Foi o que aconteceu em 2018, quando Inglaterra e Montenegro se enfrentaram pelas eliminatórias da Eurocopa.

Os ingleses Raheem Sterling, Hudson-Odoi e Danny Rose foram ofendidos pela torcida adversária. Como punição, a Uefa determinou que Montenegro pagasse uma multa de 20 mil euros e jogasse a próxima partida sem torcida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES