Raios causaram incêndios e os ventos espalharam os fogos

Os incêndios aconteceram na Califórnia

Milhares de pessoas foram forçadas a fugir de suas casas | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um piloto de helicóptero dos bombeiros morreu em um acidente e várias casas foram queimadas no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, na quarta-feira (19), por centenas de incêndios provocados por raios. Dezenas de milhares de pessoas foram forçadas a fugir de suas casas. Informações do site G1

Milhares de pessoas foram forçadas a fugir de suas casas

Quase 11 mil relâmpagos foram documentados durante 72 horas nesta semana. Essa é a maior onda de tempestades que atingiu a Califórnia em mais de uma década, que provocou 367 incêndios. Quase duas dúzias deles iniciaram grandes fogos, disseram as autoridades.

Vários incêndios correram pelas colinas e montanhas adjacentes à região vinícola do norte da Califórnia. As chamas saltaram pela rodovia, prendendo motoristas pegos em uma retirada frenética.

A polícia da cidade de Vacaville relatou que o avanço das chamas levou à liberação de presos e de um centro médico para presidiários.

Quatro residentes cujas comunidades foram atingidas pelas chamas horas antes na mesma área sofreram queimaduras, mas sobreviveram, embora a gravidade dos ferimentos não fosse imediatamente conhecida, disse Will Powers, porta-voz do Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (CalFire).

Milhares de residentes estão sob ordens de retirada obrigatória em uma área de quatro regiões atingida por nove incêndios, disse Powers.

No centro da Califórnia, um helicóptero despejava água na região de Fresno quando caiu, matando o piloto, de acordo com o CalFire.

Cerca de 50 mil hectares foram queimados sem contenção, destruindo pelo menos 105 casas e outras estruturas e deixando outras 70 danificadas, disse CalFire. Vários dos incêndios se fundiram ao anoitecer.

Houve relatos nas redes sociais de pessoas presas nas chamas, mas Powers disse que as autoridades não receberam relatos de nenhum desaparecimento.

"Estamos enfrentando incêndios como não víamos há muitos, muitos anos", disse o governador da Califórnia, Gavin Newsom, em entrevista coletiva, acrescentando que havia solicitado 375 carros de bombeiros de fora do estado para ajudar.

A última vez que a Califórnia experimentou tempestades com raios secos de proporções tão devastadoras foi em 2008, disse o porta-voz do CalFire, Scott Maclean.

Alimentados por ventos fortes, os incêndios se espalham pela vegetação seca por uma onda de calor recorde que começou na sexta-feira. Os meteorologistas disseram que o calor extremo e as tempestades com raios estão ligados ao mesmo padrão atmosférico - uma enorme área de alta pressão pairando sobre o deserto do sudoeste da América.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES