Goiás volta à série A após vitória sobre o Barueri

Esmeraldino vence o lanterna por 3 a 0 em partida com o maior público da Série B e é o primeiro time a garantir uma vaga na elite do futebol brasileir

Egídio abriu o caminho do acesso | André Costa / Ag. Estado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Goiás preparou todos os ingredientes para fazer uma grande festa. O clube fez uma grande promoção, e 39.865 torcedores foram ao Serra Dourada, para quebrar o recorde de público do estádio no ano, e da Série B de 2012. Após três jogos, a equipe titular estava completa novamente. Pela frente, o lanterna e já rebaixado Barueri. Faltava ao time esmeraldino fazer sua parte. E não foi difícil.

O time goiano venceu os paulistas por 3 a 0, e encerrou um período de dois anos angustiantes para a torcida, que neste sábado puderam soltar o grito que tanto aguardavam nas duas últimas temporadas, e que ecoou com força nas arquibancadas do Serra: "Ah, eu tô na Série A!". Os gols de Egídio, Walter e Dudu Cearense levaram o Goiás aos 74 pontos, sete a mais que o quinto colocado São Caetano. O Azulão não pode mais alcançar os goianos, que são os primeiros a garantirem um lugar na elite do futebol brasileiro em 2013.

A briga agora é pelo título. O Verde é o líder da Série B, com três pontos a mais que o Criciúma. Se vencer o próximo jogo, contra o São Caetano, no próximo sábado, fora de casa, e o Tigre catarinense não triunfar diante do Atlético-PR, o bicampeonato da Segundona estará assegurado. Ao Barueri, resta planejar 2013. A equipe paulista é a lanterna, com 27 pontos, e terá a Série C pela frente na próxima temporada.

Egídio abre o caminho do acesso

Mais do que combater a marcação do Barueri, o Goiás entrou em campo com a missão de amenizar a ansiedade, uma das inimigas na última terça-feira, contra o Boa, quando os goianos já poderiam ter conquistado o acesso. A forte marcação e a velocidade nas investidas ao ataque mostrariam que o nervosismo não seria um problema para o Esmeraldino. A falta de Walter aos dois minutos, e um arremate da entrada da área aos dez minutos, também do camisa 18, animaram os quase 40 mil torcedores nas arquibancadas do Serra Dourada.

No entanto, o ?descompromissado? Barueri parecia disposto a estragar a festa alviverde. O baixinho Thiago Brito, com algumas jogadas individuais, e as investidas de Marcinho Pit pela esquerda ameaçavam a equipe goiana. Mas, aos poucos, o Goiás iniciaria a trilhar o seu caminho de volta para a Série A com a principal característica da equipe na Série B: a força coletiva.

Aos 17 minutos, os esmeraldinos comemoraram o primeiro de vários milagres que o quarentão Harlei fez na partida, em uma defesa à queima roupa após chute de Marcelinho. Porém, os alviverdes mal sabiam que o alívio pela defesa se transformaria em alegria imensa poucos segundos depois. Na sequência do lance, os mandantes mostraram, da melhor forma possível, uma de suas principais armas, o contragolpe.

Em 11 segundos, a bola passou por Thiago Mendes, Ricardo Goulart, Walter, até chegar a Egídio, que empurrou para as redes: Goiás 1 a 0, e as perspectivas de festa esmeraldina aumentaram ainda mais. Afinal, o Alviverde está invicto em casa na Série B, e o Barueri conseguiu apenas uma virada em toda a competição. O gol, o apoio incessante dos 40 mil esmeraldinos no Serra Dourada, e as estatísticas deixavam o ambiente totalmente favorável ao Goiás, mas o adversário que a equipe de Enderson Moreira tanto evitou no início da partida apareceu: o nervosismo.

Com erros de passes, e espaços deixados na defesa, o Verde sofreu durante o restante do primeiro tempo. A alegria esmeraldina só não foi quebrada devido à sorte, e a ineficiência do time paulista. Sorte porque, aos 35 minutos, quando Henrique Dias recebeu dentro da área e chutou, o lateral-direito Vítor se jogou à frente da bola e salvou o Goiás. Ineficiência porque os vários cruzamentos, as faltas cobradas, e as finalizações do Barueri não amaeaçaram.

?Ah, eu tô na Série A!?

Na volta do intervalo, a ansiedade do final da primeira etapa ainda atrapalharia o Goiás durante alguns minutos. O Barueri não diminuiu o ritmo, e priorizava a posse de bola. Os esmeraldinos se esforçavam para roubar a pelota, mas tinha dificuldades para chegar ao gol de Rafael. Uma cabeçada de Egídio, aos dois minutos, foi o único lance de perigo dos mandantes nos primeiros 15 minutos.

A falta de um gol para deixar a situação ainda mais tranquila promoveu uma reação inevitável aos esmeraldinos presentes no Serra Dourada. O coro pelo veterano Iarley surgiu em uníssono nas arquibancadas, e aos 15 minutos ele entrou na vaga de Renan Oliveira. No minuto seguinte, o grito da torcida foi outro. O de gol.

Em sua primeira jogada, Iarley fez ótimo passe para Vítor pela direita. O lateral foi até a linha de fundo, e cruzou para Walter, livre, testar para o gol. A bola bateu no travessão e entrou: 2 a 0 Goiás, e a torcida goiana tirou um peso de dois anos de sofrimento na Série B, e puderam gritar ?Ah, eu tô na Série A!?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES