Remanescentes de título invicto sub-17 sofrem 2 anos depois

Carlos Amadeu e mais quatro atletas estão no Sul-Americano. Goleiro Brazão e atacante estão na reserva. Bahia e Vitão seguem no time, mas capitão deixou campo com falta de ar.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pergunta é comum nos corredores do estádio El Teniente de Rancagua, entre membros de outras delegações e até torcedores chilenos no Sul-Americano sub-20:

- O que aconteceu com aquele time que há dois anos esteve aqui e encantou a todos?

Em 2017, na mesma sede de Rancagua, no estádio El Teniente, o Brasil foi campeão invicto do Sul-Americano sub-17 com sete vitórias e dois empates - marcou 24 gols e sofreu apenas três. Treinadores adversários comentavam que a equipe do treinador Carlos Amadeu lembrava os times de 1970 e 1982 e que alguns desses atletas iriam renovar a seleção brasileira principal.

A seleção brasileira sub-20 enfrenta o Equador nesta quinta-feira, às 20h50. No domingo fecha o hexagonal contra a Argentina. O Brasil é o lanterna do hexagonal com um ponto em três jogos. Os quatro primeiros se classificam para o Mundial.

Vitão saiu com falta de ar contra o Uruguai. Um dos quatro remanescentes da seleção campeã em 2017 — Foto: Gregório Fernandez / CBF



Dois anos depois, muita coisa mudou. Jogador do Flamengo à época, Vinicius Junior entra em campo pelo Real Madrid e joga uma semifinal de Copa do Rei contra o Barcelona, no Camp Nou. Paulinho deixou o Vasco ano passado e ainda sente dificuldades na adaptação ao Bayer Leverkusen. Ainda há outros desfalques, como Alan e Victor Bobsin, lesionados. A geração 2000 tem quatro representantes e sofrem as adversidades do futebol nesta campanha brasileira.

O técnico Carlos Amadeu lembrou a conquista do time dirigido por ele em 2017 e disse que a campanha atual é síntese da gangorra do futebol. E serve de aprendizado para ele aos 53 anos e também para os jovens jogadores que sofrem o outro lado da moeda no Chile.

- Ao longo da carreira, a gente acumula derrotas e vitórias. Na vida também funciona dessa forma. Se pararmos para analisar, mesmo o mais vencedor tem mais perdas do que vitórias. Aquele que mais ganhou títulos mais perdeu decisões do que ganhou. Fui muito feliz na seleção. Há dois anos vivi um período maravilhoso no próprio Chile. Agora vivo momento difícil, que me faz aprender, que faz crescer para contribuir com outros treinadores, com meu grupo de atletas. Não vou me abater, vou continuar a trabalhar - desabafou Amadeu.

Time brasileiro comemora gol no estádio El Teniente: há dois anos, Brasil foi campeão invicto — Foto: Gregorio Fernandes/CBF


Titular na campanha do título sul-americano de dois anos atrás, o goleiro Gabriel Brazão, negociado com o Parma pelo Cruzeiro, está na reserva. Vitão ainda é o capitão da equipe de Amadeu. Ele deixou o campo na última partida com falta de ar. O treinador disse que o palmeirense sentiu o desgaste das partidas.

Os outros remanescentes jogam do meio para a frente. Marcos Bahia continua sendo o motorzinho da equipe, com capacidade de encontrar espaços no campo adversário - como no gol contra o Uruguai marcado por Lincoln, o quarto remanescente. O jogador do Flamengo começou a competição como titular, fez dois gols no Sul-Americano, mas foi reserva nas últimas duas partidas.

Por onde andam os campeões de 2017?

É natural mudança de boa parte da base do elenco e do time campeão da sub-17 para a sub-20 - funciona assim também do sub-15 para o sub-17. A maioria dos campeões em 2017 está hoje no segundo ano da categoria sub-20 - com 18 para 19 anos.

A comissão técnica pretendia contar com mais atletas, mas não esperava perder Bobsin e Alan, por exemplo, lesionados. Veja abaixo o destino dos convocados campeões em 2017, em Rancagua:

Goleiros

Gabriel Brazão - Cruzeiro - Segue no grupo de Amadeu, mas na reserva de Phelipe. Foi vendido ao Parma.

Arthur Gazze - São Paulo - Foi reserva no São Paulo campeão da Copinha.

Lucas Alexandre - Vasco - Reserva no time principal.

Laterais

Wesley - Flamengo - Não aceitou proposta de renovação e não joga há mais de seis meses.

Kazu - Coritiba - Foi contratado pelo Grêmio e jogou a Copinha pelo clube gaúcho este ano.

Weverson - São Paulo - Segue no Tricolor Paulista. Foi titular e campeão da Copinha.

Zagueiros

Lucas Halter - Atlhetico - Fez sua estreia no profissional neste Paranaense 2019. O Athletico joga com atletas sub-23 o Estadual.

Matheus Stockl - Atlético-MG - Segue no Galo. Participou da preparação, mas não foi convocado para o Sul-Americano sub-20.

Patrick - Flamengo - Foi emprestado para o Midtjylland, da Dinamarca.

Rodrigo Guth - Coritiba - Foi vendido ao Atalanta, da Itália, pouco depois da conquista no Chile.

Vitão - Palmeiras - Segue como capitão do time de Carlos Amadeu no Sul-Americano sub-20.

Meio-campistas

Alan Souza - Palmeiras - Estava na preparação, mas se lesionou e foi cortado. Tetê foi convocado para seu lugar.

Marcos Antonio - Atlético-PR - Entrou em litígio com o Furacão. Foi para o Estoril e vai jogar no Shakthar depois do Sul-Americano.

Rodrigo Nestor - São Paulo - Um dos destaques do São Paulo campeão da Copinha.

Victor Bobsin - Grêmio - Está lesionado e por isso não foi convocado.

Victor Yan - Santos - Estreou nos profissionais aos 16 anos em 2018. Fraturou tornozelo e segue no Peixe.

Atacantes

Alerrandro - Atlético-MG - Segue no Galo. Participou da preparação, mas não foi convocado para o Sul-Americano sub-20.

Brenner - São Paulo - Reserva no time profissional.

Lincoln - Flamengo - Segue no time de Carlos Amadeu. Marcou dois gols no Sul-Americano sub-20.

Paulinho - Vasco - Vendido ao Bayer Leverkusen, enfrenta dificuldades de adaptação no futebol alemão.

Vitinho - Corinthians - Jogou a Copinha e se lesionou.

Vinicius Jr - Flamengo - Vendido ao Real Madrid, hoje é titular do time merengue.

Yuri Alberto - Santos - Está no profissional do Peixe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES