SEÇÕES

Resumão Paralimpíadas: Brasil alcança 6 medalhas e vence no vôlei sentado

Brasileiros conquistam uma prata e cinco bronzes em quatro modalidades e mantêm o país no top 10 do quadro de medalhas

ery | ey
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil já alcançou mais seis medalhas no quarto dia das Paralimpíadas de Tóquio. Neste sábado (28), foram uma prata (Thalita Simplício) e dois bronzes (Cícero Nobre e Julyana da Silva). A natação brasileira chegou à sua 10ª medalha com um bronze no revezamento 4x100m livre misto. 

Além disso, o judô do Brasil foi ao pódio pela primeira vez no Japão com Lúcia Araújo. No tênis de mesa, Cátia Oliveira foi bronze e ainda teve Bruna Alexandre se garantindo na final.

Teve também uma vitória do Brasil sobre a China na estreia do vôlei sentado masculino. Teve estreia da bocha com duelo entre irmãos brasileiros. E teve uma derrota no goallball feminina diante da Turquia.

Resumão Paralimpíadas: Brasil alcança 6 medalhas e vence no vôlei sentado (Foto: Wander Roberto/ CPB)

 Três medalhas no atletismo

Depois de um show no primeiro dia do atletismo com quatro ouros e dois bronzes, o Brasil somou mais três medalhas neste sábado. Julyana da Silva abriu a contagem do dia com um bronze no lançamento do disco F57, para atletas que competem em cadeira, com direito a recorde das Américas (30,49m). Pouco depois Thalita Simplício fez a melhor marca da carreira (56s80) e foi prata nos 400m rasos T11, para corredoras cegas, atrás da chinesa Cuiqing Liu.

E a última medalha do dia foi um bronze de Cícero Nobre no lançamento do dardo F57. Ele entrou na competição como recordista mundial e bateu o recorde paralímpico, mas viu suas marcas serem superadas pelo iraniano Amanolah Papi e pelo azeri Hamed Heidari, novo campeão paralímpico e recordista mundial.

Bronze no tênis de mesa e final garantida

O Brasil já havia garantido duas medalhas no tênis de mesa. E uma delas vai ser ouro ou prata. Bruna Alexandre venceu a taiwanesa Shiaun Wen Tien por 3 sets a 1 na semifinal da classe 10 e vai pegar na final a australiana Qian Yang. A segunda medalha foi de bronze. Catia Oliveira perdeu da sul-coreana Su-Yeon Seo por 3 a 1 na semifinal da classe 1-2, e como não há disputa de terceiro lugar na modalidade, a brasileira ficou com o bronze.

Bronze na natação e recorde mundial

A natação manteve o Brasil no pódio no quarto dia de disputas, chegando a 10 medalhas. A única conquista do sábado na piscina foi o bronze do revezamento 4x100m livre misto S14, para nadadores com deficiência intelectual. O quarteto brasileiro foi formado por Ana Karolina Oliveira, Debora Carneiro, Felipe Vila Real e Gabriel Bandeira, que já havia conquistado um ouro e uma prata em Tóquio e ainda abriu a disputa com o recorde mundial dos 100m livre S14 - a prova individual não faz parte do programa dos Jogos.

Bronze no judô

Depois de um primeiro dia sem vitórias, o Brasil conquistou sua primeira medalha no judô no segundo dia da modalidade nos Jogos de Tóquio. Lúcia Araújo faturou o bronze na categoria até 57kg vencendo por ippon a russa Natalia Ovchinnikova na decisão da medalha. O judô nas Paralimpíadas é disputado entre pessoas com deficiência visual.

Vitória no vôlei sentado

Depois da vitória da seleção feminina, o Brasil estreou com vitória também entre os homens no vôlei sentado. O triunfo sobre a China por 3 sets a 1 colocou os brasileiros bem perto da classificação para a semifinal. Gilberto foi o destaque do jogo, com 27 pontos.

Resumão Paralimpíadas: Brasil alcança 6 medalhas e vence no vôlei sentado (Foto: Ale Cabral/ CPB)

Estreia da bocha

Uma das quatro modalidades que deram ouros para o Brasil na Rio 2016, a bocha estreou neste sábado com quatro vitórias e sete derrotas na fase de grupos das disputas individuais. Porta-bandeira do Brasil na abertura dos Jogos de Tóquio, Evelyn Oliveira venceu a sueca Maria Bjurstrom por 4 a 2 na classe BC3. José Carlos de Oliveira venceu o português Andre Ramos por 6 a 1 na classe BC1. Maciel Santos venceu o sul-coreano Yongjin Lee por 11 a 0 na classe BC2. E Eliseu Santos venceu seu irmão Marcelo Santos em um confronto brasileiro decidido no critério de desempate depois de um 3 a 3.

Derrota no goalball 

O Brasil foi superado pela Turquia no goalball feminino. As atuais campeãs paralímpicas venceram por 8 a 4. Agora as brasileiras precisam ao menos de um empate na última rodada contra o Egito para se classificarem para as quartas de final.

Primeiras vitórias no tênis

O Brasil conseguiu suas primeiras vitórias no tênis sobre cadeira de rodas em Tóquio. Na chave de simples feminina, Meirycoll Duval venceu a americana Shelby Baron por duplo 6/4 e avançou às oitavas de final. Ela vai encarar a japonesa Yui Kamiji. Na chave de duplas masculinas, Gustavo Carneiro Silva e Daniel Rodrigues superaram os australianos Martyn Dunn e Ben Weekes por 2 sets a 0 - parciais de 6/2 e 6/3. Nas oitavas de finais, eles pegam os belgas Joachim Gerard e Jef Vandorpe.

Fonte: Globo Esporte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos