Rússia poderá jogar Copa de 2022 com bandeira neutra

A informação é da Agência Mundial Antidoping (Wada)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar da suspensão da Rússia de todos os torneios esportivos internacionais por conta de um escândalo de doping, o país poderá participar sob bandeira neutra da Copa do Mundo de 2022, no Catar, informou nesta segunda-feira (9) a Agência Mundial Antidoping (Wada).

Informações do site Terra

A Wada determinou que a Rússia não poderá organizar ou disputar o direito de sediar torneios internacionais por quatro anos. O veto também atinge funcionários do governo e dos comitês olímpico e paralímpico do país.

Com isso, a Rússia não participará dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, nem das Olimpíadas de Inverno de 2022, em Pequim.

Além da Copa do Mundo, o país foi autorizado para receber as partidas da Eurocopa de 2020 e a final da Liga dos Campeões em 2021, informou Vyacheslav Koloskov, presidente honorário da União de Futebol da Rússia (RFU). A cidade de São Petersburgo sediará as duas competições. A próxima edição da Euro acontecerá em junho de 2020 e a Rússia receberá três jogos da fase de grupos e outro das quartas de final. Já a decisão da Champions está prevista para acontecer em maio de 2021.

"Essa decisão não afeta de forma alguma a realização dos jogos da Euro 2020 e a final da Liga dos Campeões. A decisão da Agência Mundial Antidoping (Wada) não anula a decisão da Uefa.

Não há razões para isso", disse Koloskov em entrevista à agência "Interfax".

O chefe da agência antidoping russa Rusada, Yuri Ganus, afirmou que a suspensão é uma "tragédia" e que o país "não tem chance" de reverter nos tribunais a decisão da Wada. Ele ainda pediu para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, trocar os líderes esportivos da nação.

Ganus ainda confirmou que diversos atletas russos estão pensando em deixar o país para conseguir competir nos eventos.

Segundo a agência de notícias "Tass", o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, disse em uma reunião com os vice-primeiros-ministros que a Rússia deve "contestar" a decisão da Wada.

O escândalo de doping estoutou em 2015, quando a Rússia foi acusada de patrocinar uma rede de fornecimento de substância ilícitas para atletas e de fraudes em exames. Por conta disso, acabou proibida de participar das provas de atletismo das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Mais tarde, descobriu-se um esquema de doping nos Jogos de Inverno de 2014, em Sóchi, e o país não pôde participar da edição seguinte do torneio, em PyeongChang, em 2018. Na ocasião, atletas da Rússia que comprovaram inocência até conseguiram competir, mas sem o hino, a bandeira e as cores nacionais.

Da mesma forma, quem não estiver envolvido em irregularidades poderá participar das próximas Olimpíadas, porém sob bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Sede da última Copa do Mundo, a Rússia não se classificou para a próxima edição da Eurocopa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES