Saiba o que é ostarina, a substância detectada no antidoping de Tandara

OSTARINA: O QUE É A SUBSTÂNCIA DETECTADA NO ANTIDOPING DE TANDARA?

comprimido | Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vôlei feminino brasileiro teve uma notícia boa e outra ruim logo no início desta sexta-feira (06). A boa é que estamos na final olímpica, após um passeio das nossas jogadoras em cima das sul-coreanas, com 3 sets a 0. A ruim é que não contamos com a maravilhosa Tandara na semi nem a teremos no time para a final: um exame antidoping realizado nela antes das Olimpíadas acusou a presença de ostarina, uma substância proibida. Tandara já deixou Tóquio e está voltando ao Brasil para realizar sua defesa junto à Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Mas afinal, o que é ostarina?

A ostarina é uma substância proibida para os atletas, encaixando-se no item "S1.2 Agentes Anabolizantes – Outros Agentes Anabolizantes – SARMS" dentro da lista da Agência Mundial Antidoping. Em resumo, é um modulador hormonal que auxilia na perda de peso e no aumento da massa magra (músculos), mas sem as contraindicações dos esteroides.

Ostarina foi detectado no exame antidoping de Tandara. (Foto: Freepik)

Segundo o portal gringo Web MD, o que essa substância faz é ligar-se a proteínas chamadas receptores androgênicos, dando um sinal para os músculos crescerem. Ela foi desenvolvida para ajudar pacientes com Aids, câncer e em outras condições que causam uma perda de peso e músculo exagerada e de forma involuntária.

Porém, como ela ajuda a ganhar massa magra sem aumento de gordura e com menos efeitos colaterais do que outros esteroides, logo chamou a atenção de fisiculturistas. Por isso, ela é incluída nas fórmulas de alguns suplementos, embora nenhum deles seja aprovado pela FDA, a "Anvisa" dos Estados Unidos, nem pela a própria Anvisa. Em abril de 2021, a agência proibiu a venda desse tipo de produto em nosso país.

Então Tandara se dopou?

O Globo Esporte e outros veículos de imprensa procuraram Tandara, mas ela preferiu não se posicionar sobre esse caso até apresentar sua defesa junto à ABCD. O técnico da seleção de vôlei feminino, Zé Roberto Guimarães, disse que atleta afirmou não ter tomado nada ilegal — e que ele e o time acreditam nela.

Tandara preferiu não se pronunciar até o momento sobre o antidoping. (Foto: Olimpíada todo Dia)

Informações veiculadas hoje pela manhã dizem que a suspeita de Tandara está em remédios que ela tomava para regular seu ciclo menstrual. Nem ela nem a imprensa revelaram qual é o tal remédio ainda. Porém, Fernanda Borges, do lançamento de disco, teve problemas com essa mesma substância no antidoping e conseguiu reverter a suspensão a tempo de competir nas Olimpíadas de Tóquio.

Independentemente de qualquer fato, Tandara é uma grande atleta, e as meninas do vôlei brasileiro merecem demais o ouro em Tóquio. Torcemos para que dê tudo certo! A final do vôlei feminino será na madrugada de sábado para domingo, à 1h30.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES