Saiba por que o Corinthians se tornou referência no futebol feminino

Desde 2018 com um projeto próprio na categoria, encabeçado pela diretora Cris Gambaré, as Brabas são referências dentro e fora de campo

Corinthians | Bruno Teixeira/Ag.Corinthians
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não existe maior referência no futebol feminino brasileiro atualmente do que o Sport Club Corinthians Paulista. Com três títulos conquistados em três campeonatos disputados na última temporada, as meninas do Timão faz valer o rótilo de 'As Brabas'.

Leia Mais

Mas essa bravura não é somente reflexo do desempenho do time dentro das quatro linhas, mas de toda a construção de um projeto, que teve início em 2016, em uma parceria com o Osasco Audax, e seguiu de forma individual a partir de 2018. 

Hoje, sobrando na categoria, os rostos de muitas mulheres refletem no sucesso do futebol feminino corintiano, mas uma em especial foi fundamental para que a modalidade fosse tratada com o devido respeito, não só de palavras, mas com ações de planejamento: a diretora Cristiane Gambaré

Ex-conselheira do clube alvinegro, função que exerceu durante 11 anos, a empresária foi convidada em 2015 para formatar um projeto de futebol feminino, que iniciou junto com o Audax, mas que teve a profissional mantida na transição para que a modalidade fosse cuidada de forma individual pelo Corinthians, a partir de 2018. 

Cris Gambaré é a grande responsável pelo sucesso corintiano no futebol feminino (Foto: Bruno Teixeira/Ag.Corinthians)

Esse processo de transição foi acompanhado de perto por um dos maiores nomes do futebol feminino brasileiro: Milene Domingues. Corintiana declarada, ela foi atleta do Timão no fim da década de 90 e com a individualização da administração da categoria pelo clube do Parque São Jorge se tornou embaixadora do Timão na modalidade.

Milene certifica o protagonismo de Gambaré na elaboração e efetivação de um projeto de bravura. 

- Um nome essencial disso tudo é a nossa diretora, Cristiane Gambaré. Ela que move tudo, "puxa a carroça" e todas nós vamos atrás. Ela é a nossa comandante. Muito trabalho e resultados. Uma máquina que todas as engrenagens tem que estar juntas, ninguém é melhor do que ninguém, ninguém tem mais poder ou mais valor. São todos juntos por um só objetivo. Isso tem dado certo, dado títulos - disse Milene Domingues com exclusividade ao LANCE!. 

PROJETO RESPEITOSO E RESPEITADO

Ainda que muito rapidamente o Corinthians tenha conquistado títulos no futebol feminino desde 2016, o projeto corintiano, liderado por Cris Gambaré, foi muito além de taças, mas de avanços na modalidade, dando condições para as atletas e sempre elevando o patamar da categoria. 

Os primeiros passos foram de manutenção da comissão técnica. Arthur Elias é o treinador do time feminino do Corinthians desde a parceria com o Audax e hoje sobra na sua função na categoria. Além dele, há mais de 10 profissionais com funções distintas, entre auxiliares e supervisores, passando por preparadores físicos e até analistas de desempenho, para aperfeiçoar o desenvolvimento das atletas.  

A base dos elencos também sofrem pouquíssimas mudanças de uma temporada a outra. Ainda que tenha algumas baixas, elas são muito pequenas de acordo de ano a ano. Algumas atletas do Timão estão há temporadas consecutivas defendendo a equipe. 

Paralelamente a isso, há um investimento em infraestrutura, com campo de treinamento próprio no CT Joaquim Grava, academia do Parque São Jorge, e também na formação, com categorias sub-20 e sub-17 para o time feminino, disputando competições, e com o intuito maior de manter a competitividade da instituição na modalidade. 

Mas essa construção não foi feita do dia para a noite, como relata Milene Domingues

- É muito trabalho, trabalho de formiguinha mesmo, entre todos. Trabalho entre uma ótima comissão, confiança nela, nas jogadoras eles buscam e querem, confiança das jogadoras, nesse projeto. Por muitíssimas vezes não tem o dinheiro que elas merecem, mas infelizmente não temos, mas elas (jogadoras) acreditam no projeto, em trabalhar nas condições que elas mereçam, e isso o Corinthians dá, essa infraestrutura, mas também que foi ganhando ao longo desses anos de trabalho - destaca a embaixadora corintiana. 

Mas os maiores passos dados pela administração do futebol feminino no Corinthians foi o tratamento das jogadoras como profissionais, e não meras prestadoras de serviço, modificando o modelo de contratação em 2020, migrando as Brabas na categoria CLT, resguardando pagamento de direitos de imagem, multa rescisória, entre outros direitos que há tempos são aplicados na categoria masculina. 

- O Corinthians Feminino virou referência, não somente pelo o que ele faz dentro de campo, mas também pela qualidade que a diretoria Cris Gambaré dá para suas atletas, como, por exemplo, carteira assinada para todas. Foi o primeiro time a fazer isso de forma clara e justa. Tem todo um envolvimento por parte do Corinthians, que não trata como obrigatoriedade ter o time feminino, mas, sim, tem por amor mesmo, e sabe que o público já está aderindo a ver as 'brabinhas' em campo - pontuou a jornalista Marcella Azevedo, da ESPN, em contato com a reportagem. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES