Saiba porque o Barcelona foi multado em 15 milhões de euros

O clube não teria realizado a declaração em suas contas voos que pagou alguns atletas do elenco.

Estádio do Barcelona Camp Nou | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O clube catalão Barcelona foi multado em 15,07 milhões de euros pela Agência Tributária espanhola. A informação foi confirmada pelo jornal 'El Confidencial' nesta quinta-feira (11). O motivo da multa teria sido as irregularidades na atribuição de carros da marca Audi aos jogadores do clube. 

De acordo com o jornal, a investigação foi iniciada em 2019 e refere-se a episódios ocorridos desde 2015, e concluiu que além dos automóveis, o Barcelona não teria realizado a declaração em suas contas voos charter que pagou alguns atletas do elenco. Não foram revelados os valores salariais que Arda Turan e Alex Song receberam quando deixaram a equipe em 2020 e 2016, respectivamente.

De acordo com o jornal espanhol, os investigadores estão examinando se o contrato entre o Barcelona e a Audi, que envolve a entrega de carros aos jogadores, foi uma maneira de evitar impostos na Espanha. Além disso, há suspeitas de que alguns jogadores tenham escolhido carros que não estavam incluídos em seus contratos, o que seria considerado irregular.

Leia Mais

Relembre :

O Juizado de Instrução 1 de Barcelona aceitou a abertura de um processo de denúncia contra o Barcelona, o ex-vice-presidente do Comitê de Arbitragem José María Enríquez Negreira e a empresa DASNIL 95, envolvidos no "Caso Negreira". Além disso, os ex-presidentes do Barcelona, Sandro Rossell e Josep Maria Bartomeu, também serão implicados.  

De acordo com os promotores, Negreira teria favorecido o Barcelona em troca de dinheiro, tomando decisões em favor do clube nos jogos disputados e influenciando os resultados das competições. Essas ações são consideradas corrupção entre particulares no âmbito esportivo. Além disso, os dirigentes do clube e Negreira são acusados de administração desleal e falsificação de documento comercial.  

A admissão do processo implica o início da fase de instrução judicial, na qual serão investigados os fatos relatados na denúncia para verificar se configuram crimes de acordo com o código penal espanhol. As pessoas mencionadas na denúncia passaram a ser investigadas. 

O Ministério Público apresentou uma denúncia acusando o Barcelona como pessoa jurídica, seus dirigentes e Negreira de cometerem crimes de corrupção entre particulares no âmbito esportivo, administração desleal e falsificação de documento comercial. Agora, a justiça irá investigar essas acusações para determinar se existem evidências suficientes para levar o caso a julgamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES