Saiba quantos pontos o Palmeiras precisa para ser campeão do Brasileirão

Verdão deu um passo gigantesco para conquistar o título. Agora, restam oito rodadas e as contas do clube estão na ponta do lápis para levantar a taça

Palmeiras | Cesar Greco/Palmeiras
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de ser cautelosa, a torcida do Palmeiras já faz as contas para o título do Brasileirão, que ficou ainda mais perto após a goleada por 4 a 0 sobre o Coritiba, na última quinta-feira, no Allianz Parque. Agora o Verdão tem quatro rodadas de vantagem (12 pontos) e sabe que será campeão quando atingir 78 pontos com mais quatro vitórias.

Para chegar a este número mágico, a conta é bem simples. O vice-líder do campeonato, Internacional, tem 54 pontos, 12 a menos do que o Alviverde. Se o Colorado tiver 100% de aproveitamento nas próximas oito rodadas, ou seja, vencer todas elas, chega a, no máximo, 78 pontos e 22 vitórias acumuladas ao longo da competição.

Dessa forma, o Palmeiras não poderia mais ser alcançado quando chegar aos 78 pontos, mas desde que atinja 23 vitórias, pois o Inter também não poderia passar na frente com esse critério de desempate. Basicamente, se o Verdão vencer suas próximas quatro partidas, ele será campeão independentemente dos concorrentes.

Palmeiras venceu por 4 a 0 e faz as contas para conquistar o título do Brasileirão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Na verdade, a conta ainda mais segura, para não ter que ficar na dependência de critérios de desempate, seria a de 13 pontos nessas oito rodadas, que poderiam ser alcançados com quatro vitórias e um empate, aproveitamento pouco maior do que 54%, algo perfeitamente possível para quem perdeu apenas dois jogos em 30 rodadas e conquista 73,3% dos pontos que disputa no campeonato.

Leia Mais

Em relação aos demais concorrentes, o Palmeiras também tem uma margem bem grande na tabela. Fluminense (3º) e Corinthians (4º) chegariam a, no máximo, 75 pontos, algo que o time de Abel Ferreira consegue alcançar com nove pontos, ou seja, três vitórias, e ainda poderia tentar um empate nos outros cinco jogos restantes para não deixar dúvidas ou depender de critérios de desempate na tabela.

O próximo desafio do Verdão rumo ao título brasileiro é diante do Atlético-GO, fora de casa, na próxima segunda-feira, às 18h30. O Alviverde vai entrar em campo já sabendo dos resultados dos jogos seus rivais pela taça, dessa forma pode até ser que a pontuação necessária possa até ter diminuído e "eliminado" uma rodada.

Pontuação necessária para o título:

Com mais 12 pontos - será campeão desde que vença, no mínimo, quatro jogos (chegaria a 78)

Com mais 13 pontos - será campeão independentemente dos critérios de desempate (chegaria a 79)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES