Santos abusa de erros, é castigado no fim e perde por 2 a 1 em estreia na Libertadores

O Santos não repetiu a boa impressão deixada em 2011 na estreia da edição de 2012 da Copa Libertadores

Santos perdeu em sua estreia na Libertadores | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Santos não repetiu a boa impressão deixada em 2011 na estreia da edição de 2012 da Copa Libertadores da América. O clube de Vila Belmiro abusou de perder gols e acabou derrotado na noite desta quarta-feira, em La Paz, pelo The Strongest por 2 a 1, em confronto válido pelo Grupo 1 da competição mais importante do calendário sul-americano. Henrique anotou o único gol do time brasileiro no duelo.

Defensor do título da mais importante competição sul-americana, o Santos rapidamente assumiu o domínio da posse de bola e se impôs como um dos favoritos a conquistar o torneio novamente em 2012. Sem sentir a temida altitude de La Paz, o clube comandado por Muricy Ramalho controlou o ritmo de jogo, especialmente com o eficiente jogo de meio-campo, e impediu qualquer tentativa de pressão por parte do The Strongest.

A equipe de Vila Belmiro não precisou de mais de dez minutos para conseguir furar o bloqueio boliviano. Aos 9min, Paulo Henrique Ganso cobrou falta para a área e achou Neymar. O camisa 11, contudo, teve o cabeceio interceptado pelo goleiro Daniel Vaga. Para sorte do Santos, a bola sobrou na medida para Henrique, com o gol vazio, chutar firme e inaugurar o marcador no Estádio Hernando Silles.

O tento anotado pelo clube brasileiro encorajou o The Strongest a se soltar mais e não investir apenas em contra-ataques. Com apenas Pablo Escobar, ex-Ipatinga e Santo André, como atacante de origem, o time boliviano conseguiu crescer aos poucos na partida. Os mandantes começaram a ameaçar a meta defendida por Rafael nos chutes de longa distância, como por exemplo, com Torrico, aos 26min de encontro.

A vantagem permitiu ao Santos se recompor mais defensivamente e buscar os contra-ataques. A estratégia, contudo, não prosseguiu por muito tempo, em virtude de uma falha do sistema defensivo. Aos 33min, o lateral direito Enrique Parada disparou pela ala direita e cruzou para dentro da área. A bola passou por toda a marcação, inclusive por Pará, responsável pela cobertura, e caiu nos pés de Ernesto Cristaldo, que arrematou firme, de perna esquerda, para igualar o marcador.

O gol boliviano não abalou o Santos. A equipe comandada por Muricy Ramalho seguiu dominando e por pouco não se dirigiu aos vestiários em vantagem. Aos 46min, Neymar recebeu bola pelo lado esquerdo, com liberdade, e quase fez o segundo. O camisa 11 passou por Parada e arrematou firme. Vaca, bem posicionado, fez boa defesa.

A melhor qualidade santista apareceu durante a segunda etapa. O clube da Vila Belmiro, mesmo atuando fora de casa, dominou as ações e não sofreu pressão dos bolivianos. Logo aos 12min, Neymar recebeu bom passe de Elano, após cobrança de falta, e chutou para fora, perdendo uma grande oportunidade para colocar os brasileiros em vantagem.

Quatro minutos depois, o craque santista novamente ficou próximo de aproximar o Santos da vitória. Neymar recebeu ótimo passe, passou pelo goleiro Vaca e chutou para o gol. Para azar do camisa 11, Ojeda apareceu e salvou o time boliviano, na segunda grande oportunidade dos visitantes na etapa complementar.

A melhor oportunidade santista, contudo, não saiu diretamente dos pés do jovem craque. Neymar fez ótima jogada e deixou Elano em excelentes condições para marcar. O meio-campista, contudo, acertou o trave e somou mais uma chance perdida para o time comandado por Muricy Ramalho na partida desta quarta-feira.

O Santos ficou no quase também aos 40min. Neymar puxou rápido contra-ataque pela esquerda e cruzou para Allan Kardec. O camisa 19, entretanto, não chegou a tempo de tocar para as redes.

O The Strongest, de tanto ver o rival perder gols, tratou de "punir" o Santos. Nos acréscimos, após cobrança de escanteio, Rodrigo Ramallo aproveitou falha de posicionamento, desviou de cabeça, sem marcação e deu a vitória aos bolivianos, punindo o clube comandado por Muricy Ramalho e o abuso no número de gols perdidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES