São Paulo vence o Botafogo por 2 a 1 e agora está lado a lado com o líder Grêmio

Com o resultado, a equipe paulista alcançou o Grêmio na liderança do Brasileirão

São Paulo vence o Botafogo por 2 a 1 e agora está lado a lado com o líder Grêmio | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O S?o Paulo deu um passo importante rumo ao hexacampeonato, e o Botafogo viu o sonho da Libertadores ficar ainda mais distante. Na noite desta quarta-feira, no Engenh?o, o Tricolor derrotou o Alvinegro por 2 a 1 num jogo pol?mico, no qual o time carioca foi prejudicado pela arbitragem, que anulou mal o gol que seria o do empate. O lance, complicado para o ?rbitro S?rgio da Silva Carvalho e o auxiliar Renato Miguel Vieira, protagonistas do erro, causou a revolta do presidente Bebeto de Freitas, que invadiu o campo para protestar.

Com o resultado, a equipe paulista alcan?ou o Gr?mio na lideran?a do Brasileir?o, com 59 pontos, mas perde no primeiro crit?rio de desempate: tem uma vit?ria a menos (16 contra 17 do time ga?cho). J? o Alvinegro, com 49 pontos, a nove do G-4, permanece em sexto lugar, agora com a companhia do Coritiba, mas com a vantagem de uma vit?ria (14 a 13). As duas equipes voltam a campo no pr?ximo domingo. O Botafogo vai a Belo Horizonte enfrentar o Atl?tico-MG, ?s 17h, no Mineir?o, enquanto o S?o Paulo recebe o Internacional no Morumbi, ?s 19h10m. Alessandro e Andr? Dias levaram o terceiro cart?o amarelo e est?o fora das partidas.

Depois de tanto mist?rio nos treinos de segunda e ter?a-feira, quando o t?cnico Ney Franco impediu a entrada da imprensa na primeira parte dos trabalhos, o Botafogo n?o apresentou nenhuma novidade t?tica contra o S?o Paulo. Sem Lucio Flavio, que se recupera de um estiramento muscular, e Carlos Alberto, suspenso, a equipe se ressentia de criatividade no meio-campo. Por outro lado, apesar de come?ar com tr?s zagueiros e tr?s volantes, o Alvinegro tinha dificuldades para impedir a movimenta??o ofensiva do S?o Paulo, principalmente com Dagoberto e Jorge Wagner pelas alas, al?m das apari?es de Hugo e Hernanes.

E foi assim que o advers?rio foi criando oportunidades de gol. Aos nove minutos, Hernanes cruzou da direita, e Hugo, mal marcado na ?rea por Leandro Guerreiro, n?o conseguiu completar. Dois minutos depois, Hernanes chutou fraco e facilitou a defesa de Renan, que trabalhou mesmo aos 17, fazendo ?tima defesa em conclus?o de Jorge Wagner. O time anfitri?o chegou a equilibar a partida, mas esbarrava na forte marca??o da zaga tricolor, que anulava Wellington Paulista e parava Jorge Henrique da maneira que podia. Na bola ou recorrendo a faltas.

Mas bastou uma falha para o Botafogo chegar com perigo. A rigor, em sua ?nica chance clara de gol na primeira etapa. Depois da insist?ncia do camisa 7 alvinegro, a bola sobrou em ?timas condi?es para Z? Carlos, que de frente para o gol soltou a bomba. A bola desviou na zaga, mas o ?rbitro n?o marcou o escanteio, apesar das reclama?es do meia. Apesar da maior posse de bola, o Tricolor n?o voltou a assustar nos primeiros 45 minutos.

Muricy indiferente ao resultado dos advers?rios diretos

Botafogo e S?o Paulo voltaram sem altera?es para a etapa final, mas o t?cnico tricolor fez um pedido a seus jogadores: arriscar mais os chutes de fora da ?rea. E essa era a ?nica preocupa??o de Muricy Ramalho, que n?o queria saber como estavam os jogos de Cruzeiro, Gr?mio e Flamengo - o Palmeiras j? havia derrotado o Goi?s por 1 a 0, no Palestra It?lia.

- Eu tenho de me preocupar com o meu time. Se for ficar pensando no resultado de outros jogos, n?o passo tranq?ilidade aos jogadores. E eles precisam se concentrar nesta partida para conseguir a vit?ria.

O Tricolor come?ou seguindo ? risca, e aos seis minutos Renan novamente precisou intervir para evitar que o advers?rio abrisse o placar. O jovem goleiro saiu bem do gol para interceptar cruzamento rasteiro de Jorge Wagner. Foi a deixa para Ney Franco resolver mexer no Alvinegro, abandonando o 3-5-2 com as entradas do lateral-esquerdo Luciano Almeida e do atacante F?bio para as sa?das do zagueiro Edson e do meia Z? Carlos.

Mas n?o deu tempo para as mudan?as surtirem efeito. Aos 16, Renan manchou a boa atua??o que vinha tendo ao falhar na reposi??o de bola. Jean aproveitou e tocou com categoria, por cobertura, para abrir o placar. E a partida ganhou em emo??o e pol?mica. Aos 24, Jorge Henrique deu ?timo passe para F?bio, que dividiu com Rog?rio Ceni, e a bola sobrou para Wellington Paulista empatar a partida. Aos 28, em ?tima defesa numa cobran?a de falta de Andre Luis, o goleiro tricolor evitou a virada. No minuto seguinte, o Botafogo errou na sa?da de bola e pagou caro por isso. No contra-ataque, Hernanes chegou ? ?rea, limpou Leandro Guerreiro e Andre Luis com ?nico drible, e chutou para deixar o S?o Paulo novamente na frente do placar.

O novo empate alvinegro viria aos 30, mas o auxiliar Renato Miguel Vieira errou ao marcar impedimento de Wellington Paulista, que n?o participou da jogada. No lance, Lucas Silva chutou para marcar, e o atacante, mesmo em posi??o de impedimento, n?o atrapalhou Rog?rio Ceni. O gol mal anulado, num lance dif?cil, revoltou os jogadores e provocou a invas?o do presidente Bebeto de Freitas, que descontou em cima do quarto ?rbitro.

- Isso ? uma vergonha! Voc?s vieram aqui para nos roubar. A bola bateu no jogador do S?o Paulo. Isso ? uma palha?ada! - esbravejava o dirigente.

Aos 33, Rog?rio Ceni ainda conseguiu irritar ainda mais os torcedores do Botafogo. Depois de chute de Wellington Paulista, o goleiro bateu roupa e voltou a fazer a defesa numa dividida com Renato Silva. No entanto, ficou se contorcendo no ch?o como se tivesse sofrido uma les?o mais grave. A partida ganhou um clima tenso, e o futebol praticamente ficou relegado a segundo plano. No fim, o trio de arbitragem saiu sob escolta da pol?cia militar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES