Rogério Ceni marca 100º gol de sua carreira e São Paulo encerra tabu com vitória de 2 a 1 sobre o Timão

A equipe do Morumbi venceu o clássico na Arena Barueri por 2 a 1, em partida que teve três expulsões

Ceni comemora 100º gol | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após passar quatro anos sem vencer o rival Corinthians, o São Paulo quebrou a escrita neste domingo da maneira mais especial possível para a torcida. Com um golaço de falta do capitão Rogério Ceni - que chegou à marca de 100 bolas na rede na carreira - a equipe do Morumbi venceu o clássico na Arena Barueri por 2 a 1, em partida que teve três expulsões, e roubou do time alvinegro a segunda colocação do Campeonato Paulista.

Dagoberto, para o São Paulo, e Dentinho, para o Corinthians, marcaram os outros gols do jogo. A última vitória tricolor sobre a equipe do Parque São Jorge havia acontecido no Paulista de 2007, por 3 a 1; desde então, eram 11 jogos, com sete vitórias alvinegras e quatro empates.

Agora, o time do técnico Paulo César Carpegiani é o vice-líder do Estadual com 34 pontos - mesma quantidade do Corinthians, que perde no número de vitórias (11 a 10). O líder é o Palmeiras, com 35 pontos.

Na partida deste domingo, o São Paulo apostou em um estilo de marcação forte e contra-ataque, que deu certo quando Dagoberto aproveitou o espaço para abrir o placar no fim do primeiro tempo. Após Rogério Ceni ampliar o placar na segunda etapa, o jogo ficou quente, e Alessandro e Dagoberto acabaram expulsos. Dentinho diminuiu para o Corinthians, mas também levou cartão vermelho pouco depois, e os comandados de Tite não tiveram forças para buscar o empate no fim.

O jogo

Paulo César Carpegiani mandou o São Paulo a campo em um 4-4-2 em linha, com o zagueiro Rhodolfo fazendo papel de lateral direito, Jean e Rodrigo Souto como volantes, Ilsinho e Carlinhos Paraíba abertos pelos lados, e Dagoberto e Fernandinho na frente. Do lado corintiano, Tite usou o esquema habitual: Ralf e Paulinho como volantes, Dentinho e Jorge Henrique abertos, Morais centralizado e Liedson isolado na frente.

O clássico começou tenso, com o São Paulo se postando na defesa com duas linhas de marcação. O Corinthians teve mais a bola nos primeiros minutos, mas com as atuações abaixo da média de Jorge Henrique, Morais e Dentinho, não conseguia acionar Liedson na frente. A primeira chance alvinegra veio aos 8min em vacilo de Miranda: Liedson roubou a bola do zagueiro São Paulo, Morais pegou a sobra e chutou, mas Alex Silva cortou no meio do caminho.

Jogando aberto pelo lado esquerdo, Carlinhos Paraíba arriscou de longe aos 9min e mandou para fora; dois minutos depois, após cobrança de escanteio, Jean ficou com a sobra e finalizou de fora da área, mas mandou por cima. A partir daí, o Corinthians voltou a dominar as ações, apesar de não conseguir criar chances graças à eficiente marcação tricolor.

Chicão teve a chance de abrir o placar em cobrança de falta do bico da área aos 18min, mas pegou muito mal e mandou por cima do travessão. Defendendo-se bem, o São Paulo tinha dificuldades para encaixar um contra-ataque, com Dagoberto e Fernandinho muito longe do resto da equipe; quem mais recebia bolas era Ilsinho, pela direita, que tentava lances individuais.

Os jogadores de frente do Corinthians passaram a se movimentar mais e, aos 24min, Dentinho deu bom passe para Liedson na área, mas Rogério Ceni saiu bem e cortou a tentativa de drible do artilheiro - porém, o lance já estava parado por impedimento. Sofrendo para acertar passes em profundidade, a equipe do Parque São Jorge arriscou em chutes de longe aos 27min e aos 34min, mas as tentativas dos volantes Ralf e Paulinho erraram o alvo.

Em uma partida com poucas chances claras, o São Paulo enfim conseguiu acertar um contra-ataque aos 39min. Ilsinho avançou pela direita e encontrou Dagoberto com muito espaço na intermediária; o atacante puxou para o pé direito e acertou um chute forte no canto de Júlio César, abrindo o placar em Barueri com um golaço.

O Corinthians sentiu o golpe e quase sofreu o segundo aos 44min, em novo contragolpe são-paulino. Rogério Ceni ficou com a bola e deu lançamento certeiro com o pé para Dagoberto, que enfiou para Fernandinho na área; o camisa 12 se livrou de Leandro Castán e bateu de pé direito, para fora. A melhor chance corintiana até então veio aos 46min do primeiro tempo: Fábio Santos deu ótimo cruzamento da esquerda e Dentinho, sozinho na área, cabeceou para fora.

As equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa e o Corinthians quase empatou aos 2min, não fosse por excelente defesa de Rogério Ceni. O capitão tricolor espalmou para escanteio um desvio à queima-roupa de Jorge Henrique, após cruzamento da esquerda de Fábio Santos.

O panorama da partida seguiu o mesmo - Corinthians com a bola, São Paulo no contra-ataque - até que, aos 8min, veio o momento que a torcida do clube do Morumbi esperava. Fernandinho sofreu falta na entrada da área e Rogério Ceni partiu para a cobrança. Sem sentir a pressão, o goleiro acertou o ângulo de Júlio César, marcando seu primeiro gol de falta contra o rival alvinegro, ampliando a vantagem são-paulina para 2 a 0 e chegando a 100 na carreira.

Vendo que o Corinthians ainda tinha dificuldades para criar chances apesar da posse de bola, Tite trocou os inoperantes Morais e Jorge Henrique por Ramírez e Willian. Pouco depois, porém, o técnico corintiano "ganhou" um problema: Alessandro deu entrada forte em Dagoberto e recebeu o cartão vermelho direto do árbitro Guilherme Ceretta de Lima.

Quando a situação parecia mais complicada para o time alvinegro, Dentinho diminuiu. Aos 22min, o atacante recebeu a bola em cobrança rápida de falta e finalizou rasteiro de fora da área, vencendo Rogério Ceni. Já no minuto seguinte, Dagoberto fez falta por trás, recebeu o segundo amarelo e também acabou expulso de campo, deixando os dois times com dez jogadores.

O jogo seguiu muito nervoso e a igualdade numérica entre as equipes durou pouco. Aos 28min, Dentinho chutou Rodrigo Souto após disputa de bola e também foi expulso. Apesar de contar com apenas nove atletas em campo, o Corinthians se lançou à frente como pôde para tentar o empate: aos 33min, Ramírez cruzou da direita, Liedson mergulhou para cabecear e Rogério defendeu firme no meio do gol.

Com o time corintiano todo em busca do empate, o São Paulo voltou a explorar os contra-ataques e quase definiu o jogo aos 42min: Jean fez ótima jogada individual e concluiu para excelente defesa de Júlio César. Os últimos minutos foram muito movimentados - com direito a bicicleta de Liedson defendida por Ceni - mas o placar não se mexeu mais e confirmou o fim do tabu que já durava quatro anos.

FICHA TÉCNICA

São Paulo 2 x 1 Corinthians

Gols

São Paulo: Dagoberto, aos 39min do 1º tempo, e Rogério Ceni, aos 8min do 2º tempo

Corinthians: Dentinho, aos 22min do 2º tempo

São Paulo

Rogério Ceni; Rhodolfo, Alex Silva, Miranda e Júnior César; Ilsinho (Marlos), Jean, Rodrigo Souto (Casemiro) e Carlinhos Paraíba; Dagoberto e Fernandinho (Rivaldo). Técnico: Paulo César Carpegiani

Corinthians

Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos (Danilo); Ralf e Paulinho; Dentinho, Morais (Ramírez) e Jorge Henrique (Willian); Liedson. Técnico: Tite

Cartões amarelos

São Paulo: Dagoberto, Rogério Ceni, Júnior César, Ilsinho e Rhodolfo

Corinthians: Jorge Henrique

Cartões vermelhos

São Paulo: Dagoberto

Corinthians: Alessandro e Dentinho

Árbitro

Guilherme Ceretta de Lima

Local

Arena Barueri, Barueri (SP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES