São Silvestre: Queniana “cruzeirense” domina corrida; brasileira Tatiele em 6º lugar

Contratada pelo Cruzeiro para a São Silvestre, Kipchumba venceu sem problemas

Não houve maiores surpresas nas primeiras colocações da corrida feminina de São Silvestre | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não houve maiores surpresas nas primeiras colocações da corrida feminina de São Silvestre em 2012. As atletas africanas dominaram de ponta a ponta, e a queniana Maurine Kipchumba, contratada pelo Cruzeiro, destoou das concorrentes para faturar o quarto título seguido do país entre as mulheres.

Desde o início, o pelotão de elite da África já disparou na liderança. Kipchumba, 24 anos, não teve adversárias: já na subida da Av. Brigadeiro, considerada a porção crucial do trajeto, a atleta estava muito à frente das demais e confirmou sem problemas o triunfo.

A segunda colocação ficou com a tanzaniana Jackline Shakilu, enquanto outra atleta do Quênia chegou em terceiro: Rumokol Chepkanan. A primeira não-africana foi a brasileira Tatiele Carvalho, no sexto lugar.

A corrida

O pelotão de frente foi dominado pelas africanas desde o começo. A brasileira Tatiele Carvalho tentou se intrometer na disputa, sem sucesso. Marily dos Santos chegou a se desgarrar nas imediações do Estádio do Pacaembu, mas foi rapidamente alcançada.

Na altura do quarto quilômetro, sete africanas formavam o grupo de liderança, seguidas por Tatiele. Em seguida, a queniana Maurine Kipchumba, contratada pelo Cruzeiro para a São Silvestre, e a tanzaniana Jackline Juma Sakilu se desgarraram do pelotão de frente.

Trajada com o uniforme celeste do clube mineiro, Maurine Kipchumba aumentou o ritmo e passou a liderar de forma isolada na altura do 10º quilômetro do percurso. Tatiele Carvalho era a brasileira melhor colocada na disputa, mas em papel de coadjuvante.

Com passadas largas, Kipchumba construiu uma vantagem segura na primeira colocação. No Viaduto do Chá, a queniana se deu ao luxo de olhar para trás e ganhou ainda mais confiança ao não avistar concorrentes em condições de ameaçar sua posição.

Kipchumba passou pela subida da Avenida Brigadeiro Luís Antônio com tranquilidade e entrou na Avenida Paulista sem correr riscos para cruzar a linha de chegada. Tatiele Carvalho ficou fora do pódio, mas completou a disputa no sexto lugar e foi a melhor brasileira.

Confira as cinco primeiras colocadas da São Silvestre

1 - Maurine Jelagat Kipchumba (Quênia): 51min42s

2 - Jackline Juma Sakilu (Tanzânia): 52min11s

3 - Rumokol Elizabeh Chepkanan (Quênia): 52min50s

4 - Fekede Almaz Negede (Etiópia): 53min36s

5 - Anastazia Msandai Mhomi Ghamaa (Tanzânia): 53min42s



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES