Seedorf desperta o Botafogo, que vira sobre Resende e segue líder

Após primeiro tempo irreconhecível do Glorioso, holandês é responsável por despertar a equipe, que faz 4 a 2 e chega a 14 pontos no Grupo A

Seedorf comemora o gol que despertou o Bota no fim do primeiro tempo | Agif
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A noite começou atípica no Engenhão, com um Botafogo sonolento e dominado pelo Resende. Até Seedorf, quem diria, surpreendeu ao furar um chute. Mas foi só um lance isolado. O holandês não repetiu o hat-trick da última rodada, mas deu show: fez o gol que despertou o time, participou de outros dois gols - um sem querer, ao furar e fazer um corta-luz -, deu toques de peito e calcanhar e ajudou o time a virar o jogo sobre o Resende no segundo tempo. Márcio Aevedo, Sassá e Cidinho - aposta de Oswaldo para a vaga de Lodeiro, na seleção uruguaia - também marcaram na vitória por 4 a 2. Marcel e Elias fizeram para a equipe do Sul Fluminense.

O Botafogo, que chegou a ser vaiado no primeiro tempo por um público de 2.512 pagantes (3.448 presentes e renda de R$ 64.710), mudou o panorama na etapa final. No intervalo, Oswaldo precisou agir e dar uma dura no time, segundo Cidinho falou: "Ali no vestiário, quando a gente sai perdendo no primeiro tempo, não pode sair na imprensa". No fim, o Alvinegro foi aplaudido. O placar deixou o Botafogo com o melhor ataque do Campeonato Carioca, com 15 gols em seis jogos. Dois a mais que Vasco, que ainda entra em campo nesta rodada, e Flamengo.

O Botafogo chegou a 14 pontos e disparou na liderança do Grupo A. Com a vitória, o time vai embalado para o clássico contra o Flamengo, no domingo, 17 de favereiro, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Já o Resende, com seis pontos na Chave B, precisa torcer para o Fluminense perder o clássico contra o Vasco, neste sábado, para manter as mínimas chances matemáticas de se classificar. A equipe volta a campo no sábado, 16 de fevereiro, contra o Friburguense, no Estádio do Trabalhador.

Resende surpreende, domina, mas vacila no fim

Com muita movimentação, Cidinho tabelava com Seedorf e Vitinho e ainda aparecia à frente para finalizar. A estratégia ofensiva adotada por Oswaldo parecia que ia dar resultado. Parecia. O esquema acabou deixando espaços no meio de campo e favoreceu a tática do Resende. Com três zagueiros e muita marcação, o time do Sul Fluminense conseguiu impedir a troca de passes envolvente do adversário e apostou no contra-ataque para surpreender.

Foram cinco contragolpes perigosos, e dois terminaram em gols: o primeiro num chute de Marcel, no cantinho direito de Jefferson, aos 20; e o segundo dez minutos depois, na cobrança de pênalti de Elias, após Léo ser derrubado na área por Bolívar. Foi o primeiro gol do atacante, eleito o terceiro melhor de sua posição no Carioca 2012, neste estadual. Ainda antes dos gols, em outras três descidas em velocidade com Elias e Geovane Maranhão, o time teve um pênalti cometido por Jefferson e ignorado pelo árbitro, um chute defendido pelo camisa 1 e uma finalização que Bolívar salvou sem goleiro, quase sobre a linha do gol.

Mas quando a torcida do Botafogo já começava a vaiar, um lance acordou o time no fim do primeiro tempo. Aos 42, Vitinho deu um bolão para Seedorf, que se projetou na área, dominou rápido e bateu para fazer seu quarto gol no estadual. Foi a motivação que faltava para a etapa final.

Furada, caneta, passe de peito e assistência: o show de Seedorf

O Alvinegro voltou outro time para a segunda etapa. Não pela saída de Marcelo Mattos, que sentiu o tornozelo e deu lugar ao lateral Julio Cesar. Mas pela postura. Confiante, o time empatou logo aos dois minutos. E foi num lance para lá de anormal: Lucas cruzou na área, e Seedorf furou feio ao tentar concluir. Mas Márcio Azevedo salvou a pele do companheiro. Pegou a sobra, fintou o marcador e concluiu bonito, com a perna direita, para a rede.

E só deu Botafogo. Apesar da furada anterior, Seedorf orquestrava as jogadas ofensivas com muita categoria. Num toque de calcanhar para trás, deixou Vitinho na boa, mas seu chute raspou a trave. Aos 19, o holandês brigou pela bola com Marcelo, deu uma caneta no zagueiro e um bolão para Cidinho na área. O meia-atacante cortou para o lado errado, mas conseguiu girar sobre o marcador e abrir espaço para finalizar. O goleiro Mauro, que antes já havia salvado um chute de Bruno Mendes, nada pôde fazer. Era a virada: 3 a 2.

O show de Seedorf continuou. Ele tirou dois marcadores na área e deu trabalho a Mauro. No fim, num passe com o peito, deixou Jadson na cara do gol. Mas o volante, que entrou no lugar de um cansado Cidinho, desperdiçou. Apesar do esforço, o último gol acabou não tendo a participação do holandês. Ele saiu de um escanteio cobrado por Vitinho, desviado por Antônio Carlos e arrematado por Sassá. O atacante, que substituiu Bruno Mendes, deu números finais ao jogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES