Segundo Datafolha, um em cada cinco brasileiros é torcedor do Flamengo

Rubro-Negro lidera em três das cinco regiões do Brasil e supera Corinthians.

| Infoesporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira mostra que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil. Segundo os números, o Rubro-Negro carioca tem preferência de 20% dos brasileiros. Em seguida aparece o Corinthians, com 14%. Do Globo Esporte

A diferença entre torcedores do Flamengo e Corinthians supera a margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha mostrou ainda que 22% não têm clube.

Torcida do Flamengo é a maior do país, aponta pesquisa — Foto: André Durão

Foram ouvidas 2.878 pessoas, todas com mais de 16 anos, em 175 municípios de todo o Brasil, entre os dias 29 e 30 de agosto.

Em relação ao levantamento anterior realizado pelo Datafolha, em janeiro de 2018, o percentual do Flamengo foi de 18% para 20% (dentro da margem de erro). O Corinthians ficou estável nos 14%, com ampla vantagem em relação ao terceiro colocado.

Segundo a pesquisa, São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (4%), Cruzeiro (4%), Grêmio (4%), Internacional (3%), Santos (3%), Atlético-MG (2%), seleção brasileira (2%), Botafogo (1%), Bahia (1%), Fluminense (1%), Sport (1%), Santa Cruz (1%), Fortaleza (1%), Vitória (1%) e Ceará (1%) completam a lista dos times que atingiram ao menos 1%.

O Flamengo tem vantagem em quase todas as etnias. O Timão só aparece numericamente à frente entre brancos (16% a 13%), mas com empate técnico, de acordo com as regras da pesquisa: a margem de erro para esse item, segundo o Datafolha, é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os negros, a diferença é de 24% a 11%, com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. Os rubro-negros também são maioria entre pessoas que se declaram pardas (23% a 14%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos).

Por regiões

O Flamengo predomina em três das cinco regiões brasileiras: 39% no Norte (margem de erro de seis pontos percentuais para mais ou para menos), de 28% no Centro-Oeste (margem de erro de seis pontos percentuais para mais ou para menos) e de 27% no Nordeste (margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES