Seleção Brasileira disputa Eliminatórias, Olimpíada e Copa América

Em ano recheado de desafios, Seleção Masculina busca vaga na Copa do Mundo e defende título da Copa América e medalha olímpica; Feminina sonha com o primeiro ouro em Tóquio.

Seleção | Lucas Figueiredo/CBF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foto: Lucas Figueiredo

O ano de 2021 promete, e muito, para os torcedores da Seleção Brasileira. Com Eliminatórias, Copa América e Jogos Olímpicos no horizonte, não faltarão desafios para a Canarinho ao longo da temporada. A Seleção Masculina divide o ano entre a disputa por uma vaga na Copa do Mundo de 2022 e a defesa do título da Copa América. A Seleção Olímpica, por sua vez, parte em busca do bi em Tóquio. Também na capital japonesa, a Seleção Feminina vai com tudo para tentar conquistar seu primeiro ouro.

Ou seja, será um ano recheado de desafios para nossas Seleções. Para chegar o mais forte possível, elas precisam do apoio do torcedor. Então, anote aí na agenda tudo que vai rolar este ano para a Seleção Brasileira.

Seleção Feminina

O ano da Seleção Feminina começa com um período de observação em Viamão, no Rio Grande do Sul, em janeiro. Mas o ano será atribulado para as Guerreiras do Brasil. Em sua programação para 2021, a FIFA prevê três intervalos de liberação para que as seleções nacionais se reúnam antes dos Jogos Olímpicos. As Datas FIFA do futebol feminino serão em fevereiro, abril e junho deste ano, que devem definir a preparação do Brasil para a disputa de Tóquio 2020.

Tóquio 2020

O ano do futebol feminino terá seu ponto alto em agosto, com a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (adiados para 2021). A Seleção Brasileira busca a sua primeira medalha de ouro. O Brasil já bateu na trave em duas oportunidades, com as medalhas de prata nos jogos de Atenas 2004 e Pequim 2008. Esta será a primeira competição oficial da Seleção Feminina sob o comando de Pia Sundhage. A sueca assumiu o time em 2019, após a disputa da Copa do Mundo. E não lhe falta experiência para a disputa dos Jogos Olímpicos.

Nas últimas três edições, a sueca conduziu seus times até a grande final do torneio. Com os Estados Unidos, em 2008 e 2012, acabou com o lugar mais alto do pódio. Quatro anos depois, na Rio 2016, Pia comandou a Suécia, que eliminou o Brasil nas semifinais e foi medalhista de prata dos jogos.

"Estou preparada para essa competição! Será uma montanha-russa com altos e baixos. Estou muito ansiosa para ver o nosso time", disse a treinadora sueca.

Eliminatórias da Copa

Com seu melhor início em 50 anos, o Brasil começou bem a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Com as vitórias sobre Bolívia, Peru, Venezuela e Uruguai nas primeiras quatro rodadas, a Seleção ocupa a liderança isolada do torneio e quer manter esse bom desempenho para ficar ainda mais perto da vaga para o Mundial.

Com dez rodadas previstas para acontecer em 2021, as Eliminatórias devem se encaminhar neste próximo ano. O Brasil retoma sua caminhada no próximo mês de março, com encontros marcados com a Colômbia, como visitante, e com a Argentina, dentro de casa. O duelo contra a Albiceleste será na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).

Copa América

No meio do ano, entre os meses de junho e julho, a Seleção Brasileira viaja até a Colômbia para a disputa da Copa América de 2021. A competição, que estava originalmente marcada para 2020, terá duas sedes: a Argentina também receberá partidas do torneio.

Atual campeão da Copa América, o Brasil está no Grupo B, sediado exclusivamente na Colômbia. Além dos donos da casa, a Seleção terá pela frente: Catar (convidado), Equador, Peru e Venezuela. A estreia da Seleção Brasileira está marcada para o dia 13 de junho, no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, contra a Venezuela.

"Há um grau de dificuldade muito grande nas Eliminatórias e também na Copa América. Nós vamos ter que encontrar um equilíbrio muito grande na utilização dos atletas", analisou Tite.

Tóquio 2020

Além dos compromissos das Eliminatórias e da Copa América, a Seleção Brasileira também se prepara para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (adiados para 2021). A equipe treinada pelo técnico André Jardine conquistou a vaga no início de 2020, com uma boa campanha no Pré-Olímpico, na Colômbia, e agora chega à sua fase final de preparação antes da viagem ao Japão.

Em 2020, mesmo com os percalços da pandemia, o técnico André Jardine conseguiu fazer dois jogos preparatórios após a disputa do Pré-Olímpico. No Egito, o Brasil enfrentou os donos da casa e a Coreia do Sul. Ambos também estão classificados para as Olimpíadas de Tóquio.

"Antes de qualquer coisa, nossa expectativa é que a gente consiga superar a pandemia em 2021. Estamos vivendo momento delicado, que nos exige adaptação e paciência. 2020 foi um ano muito desafiador para todo o futebol. Ainda assim conseguimos realizar algumas convocações dentro do nosso planejamento, principalmente em relação à Seleção Olímpica. Vamos seguir nossa preparação, que começou lá em 2019, e defendermos nosso ouro. É uma geração muito forte e comprometida com esse objetivo. Temos um time organizado, bem treinado e com a cara do nosso futebol", disse o Coordenador das Seleções de Base, Branco.

Na capital nipônica, a Canarinho terá a oportunidade de conquistar o bicampeonato olímpico. O Brasil ganhou a medalha de ouro em 2016 e, em caso de nova conquista, se igualaria a Grã-Bretanha, Uruguai, Hungria e Argentina como os únicos países a vencer o torneio de Futebol Masculino em duas edições consecutivas das Olimpíadas.

Sul-Americanos Sub-17 e Sub-20

Com o cancelamento, pela FIFA, das Copas do Mundo Sub-17 e Sub-20, a Conmebol anunciou na última segunda-feira (28) que também foram canceladas as edições dos Sul-Americanos das duas categorias, previstos para o primeiro semestre de 2021. A entidade ainda se comprometeu a organizar, no segundo semestre de 2021, novas edições dos torneios Sul-Americanos Conmebol Sub-17 e Sub-20, com o objetivo de desenvolver e permitir aos jogadores dessa geração que possam competir a nível internacional durante as categorias de base.

"Nós vamos manter o calendário de observações por todo o Brasil. Seguir acompanhando de perto as competições, visitando clubes e aumentando nosso radar de atletas com capacidade de servir à Seleção Brasileira. O calendário de competições da FIFA e Conmebol para 2021 foi cancelado. Com isso, também temos a missão de redefinir o planejamento de convocações. A base brasileira vive um excelente momento, com resultados relevantes. Voltamos a trilhar o caminho do protagonismo no cenário mundial. Em 2021, esse será nosso objetivo", destacou Branco.

As novas datas dos Sul-Americanos ainda serão anunciadas pela Conmebol, tendo em conta a evolução e o contexto da pandemia da Covid-19. (Fonte: CBF)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES