Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Seleção brasileira poderá ser considerada patrimônio cultural

Classificar a seleção como patrimônio possibilitaria fiscalização da CBF pelo Ministério Público, diz o autor, Alvaro Dias

Seleção brasileira poderá ser considerada patrimônio cultural
Seleção Brasileira de Futebol | Lucas Figueiredo/CBF
Compartilhe
Google Whatsapp

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) pode votar nesta terça-feira (22) um projeto do senador Alvaro Dias (Podemos-PR) que declara a seleção brasileira de futebol como integrante do patrimônio cultural brasileiro. O texto (PLS 508/2018) reconhece a equipe como de “elevado interesse social”.
Na justificativa, Alvaro Dias não esconde que sua principal motivação é fazer com que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) possa ser fiscalizada diretamente pelo Ministério Público da União (MPU). Isso porque o texto do projeto vincula diretamente esta mudança na Lei Pelé (Lei 9.615, de 1998) com a lei orgânica do Ministério Público (Lei Complementar 75, de 1993), que determina que cabe ao MPU zelar pelo patrimônio cultural, pelo patrimônio social e pela moralidade, entre diversas outras atribuições.
“Três dos últimos presidentes da CBF são alvo de investigações do Federal Bureau of Investigation (FBI) por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Não se pode conceber que a qualidade do futebol brasileiro seja influenciada por interesses políticos e econômicos, em detrimento de sua capacidade técnica. Queremos que o Ministério Público da União atue na defesa deste patrimônio nacional. A seleção pode até ser gerida pela CBF, mas não é patrimônio dela”, defende.

Interesse social

Alvaro Dias ainda alega que é justo declarar a seleção de futebol como patrimônio cultural, pois ao longo das décadas a equipe refletiu o melhor do estilo brasileiro de jogar. Uma maneira de praticar o esporte que inclusive passou a ser conhecida como “futebol-arte” em diversas partes do mundo, marcada pela mescla do alto nível técnico com o lúdico.
Em relação ao interesse social, Dias lembra que o futebol é o esporte mais popular do Brasil, por isso deve ser gerido da melhor maneira possível. Por fim, o senador alega que a série de escândalos envolvendo a CBF nos últimos anos contribui para afastar muitos torcedores da seleção e ainda se reflete na qualidade do jogo praticado no país.
Na CE, o projeto tem voto favorável do relator, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), novo líder do governo no Congresso. (Por Pedro França/Agência Senado)


Siga nosso canal no telegram
Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto