Seleção brasileira treina com portões fechados com foco nos paraguaios

A partida vai dar ao Brasil a oportunidade de uma revanche dupla para vencer o Paraguai.

| Será o 80º jogo da história entre Brasil e Paraguai. Foto: CBF.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Seleção Brasileira fez nesta terça, 26, em Porto Alegre, um treino fechado no CT do Grêmio para se preparar para a partida de quinta-feira, às 21h30, contra o Paraguai, pelas quartas de final da Copa América. A atividade foi a primeira comandada pelo técnico Tite já com ênfase no próximo adversário. A partir de agora, os trabalhos passam a ser voltados para as características do oponente, principalmente com o objetivo de aprimorar o posicionamento ofensivo para superar a forte defesa que o Paraguai deve armar. Do Estadão.

A partida vai dar ao Brasil a oportunidade de uma revanche dupla. Depois de ser eliminado pelo Paraguai em 2011 e 2015 nessa mesma fase nas cobranças de pênaltis, a equipe do técnico Tite vai enfrentar novamente o adversário, para voltar a disputar uma semifinal do torneio depois de 12 anos.

Será o 80º jogo da história entre Brasil e Paraguai. Foto: CBF.

Será o 80º jogo da história entre Brasil e Paraguai. Até agora a vantagem é amplamente brasileira, com 47 vitórias, 21 empates e 11 derrotas. De todo esse retrospecto, quatro encontros foram exatamente em Porto Alegre, sempre com triunfos brasileiros: em amistosos em 1972 e 1987 e Eliminatórias em 2001 e 2005.

A última partida foi marcante para o Brasil. Em março de 2017, na Arena Corinthians, a vitória por 3 a 0 com gols de Philippe Coutinho, Neymar e Marcelo, pelas Eliminatórias, veio na noite em que a seleção de Tite conquistou a vaga para a Copa da Rússia.

Quando se trata de Copa América, o Paraguai é um adversário complicado. Em 12 encontros, foram cinco vitórias brasileiras, duas do Paraguai e outros cinco empates - dois com resultados positivos para o time guarani, nas quartas de final de 2011 e 2015.

Em ambas houve empate no tempo normal, mas vitória paraguaia nos pênaltis. O encontro de 2011 ficou marcado pelo Brasil ter errado os quatro pênaltis batidos, com Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred. Em 2015, o Paraguai venceu por 4 a 3 nas cobranças após os erros Everton Ribeiro e Douglas Costa.

Arbitragem

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou a escalação dos árbitros para os jogos de quartas de final. Para o duelo entre Brasil e Paraguai, o responsável pelo apito será o chileno Roberto Tobar, de 41 anos, experiente e envolvido em episódios polêmicos na carreira.

Tobar teve passagens inusitadas por ameaçar agredir jogadores. Em 2016, pela Copa Libertadores daquele ano, em La Paz, The Strongest e São Paulo empataram por 1 a 1 e os jogadores tiveram uma briga generalizada na saída do gramado. A polícia teve de apartar a confusão e no caminho para o vestiário, atletas da equipe boliviana acusaram Tobar de chamá-los para brigar.

No mesmo ano, pelo Campeonato Chileno, um jogo entre Deportes Iquique e Unión Española acabou com muita reclamação. Um jogador do Iquique reclamou que, ao contestar a marcação de um pênalti, ouviu do árbitro que apanharia depois do jogo. Tobar se envolveu um grande escândalo da arbitragem chilena em 2012, o chamado "Clube do Pôquer" e que lhe rendeu oito meses de suspensão.

Só começou a recuperar prestígio em 2014. Ele é engenheiro de computação, mora em Santiago e, no ano passado, dirigiu a primeira partida da final da Libertadores, em La Bombonera, entre River Plate e Boca Juniors. Nesta Copa América ele dirigiu em Salvador a vitória da Colômbia por 2 a 0 sobre a Argentina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES