Seleção e Neymar pegam EUA hoje em busca de uma nova história

Recomeço também para Neymar, que não chegou 100% ao Mundial

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Recomeço. Essa é a palavra que marca o amistoso entre Estados Unidos e Brasil nesta sexta-feira, às 21h05 (de Brasília), em Nova Jersey, no primeiro compromisso após a Copa do Mundo da Rússia. Recomeço para a Seleção, que viu os bons resultados da Era Tite serem questionados após a eliminação para a Bélgica e agora inicia a busca pela renovação da equipe. Recomeço também para Neymar, que não chegou 100% ao Mundial e saiu da competição com a imagem desgastada.

A derrota nas quartas de final para a Bélgica foi apenas a segunda de Tite no comando da Seleção (até a eliminação, o retrospecto do treinador era de 20 vitórias, quatro empates e só um revés em 25 patrtidas). Mas a campanha de destaque nas eliminatórias e o futebol envolvente pararam em Courtois e em um primeiro tempo sem brilho em Kazan.

O frustrante - e até certo ponto precoce pela expectativa criada - adeus da Copa da Rússia deixou marcas até hoje. Nada melhor então do que um novo ciclo, uma nova chance de reescrever a história.

Tite na Seleção

    26 jogos

    20 vitórias

    4 empates

    2 derrotas

    55 gols pró

    8 gols contra

    85,7% de aproveitamento

- A dor da derrota contra a Bélgica ainda é forte, não adianta esconder. Todos me falaram que ficaram semanas sem sair ou querer conversar. Eu mesmo já acordei de noite algumas vezes achando que tínhamos empatado. Não dá para apagar a Copa, até porque ela teve coisas boas. Mas queremos jogar demais amanhã (sexta) - frisou Tite.

Ao longo da semana, o treinador confirmou a escalação com Marquinhos de volta à zaga, Fabinho na lateral direita, Fred no meio-campo e Douglas Costa no ataque. Firmino será o homem de referência e o esquema segue o mesmo: 4-1-4-1.

- O jeito que sei trabalhar é com uma equipe equilibrada, mas que premie posse de bola e agrida o adversário para criar oportunidades. Foi assim que construí minha carreira. Não vou pedir para o meu time dar a bola ao adversário mesmo que tenha a chance de derrota.

Camisa 10 será o capitão fixo daqui para frente

Para Neymar, o recomeço será coincidentemente onde tudo começou e agora com uma responsabilidade a mais: a faixa de capitão. A partida desta sexta-feira será no mesmo estádio e contra o mesmo rival da partida de estreia do camisa 10 pela Seleção. Naquele dia 10 de agosto de 2010, o atacante marcou ainda o primeiro de seus 57 gols pelo Brasil.

Neymar já era tratado como o melhor jogador do Brasil na vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos. Oito anos depois, nada mudou. Mas, de certa forma, o atacante andou para trás. A expectativa era de que 2018 poderia ser o ano da consagração, só que a Copa foi marcada por atuações abaixo do esperado e manchetes negativas.

Após a fratura no tornozelo direito e o enorme esforço para disputar o Mundial, o camisa 10 deixou a competição contestado por seu comportamento dentro de campo e pelo silêncio fora dele. Virou meme pela fama de ''cai-cai'' e foi assunto novamente quando decidiu responder as críticas através de propaganda comercial de um de seus patrocinadores. O Neymar que sonhava com o hexa deixou a Rússia com a imagem arranhada.

- Foi um momento ruim na minha carreira. Se machucar é horrível e fiz um esforço muito grande para estar na Copa. Me dediquei para estar na Seleção, defendendo meu país e fui ao meu máximo na competição.

    ''Claro que eu queria estar melhor, queria estar 100% como estou hoje, mas saio de cabeça erguida (...) Vou reconquistar os torcedores jogando futebol e claro que a responsabilidade é maior agora por causa da braçadeira de capitão'', disse Neymar.

Os três ciclos de Neymar na Seleção se iniciaram nos Estados Unidos. Em 2010, era o começo de sua história com a camisa do Brasil. Em 2014, o retorno ao time após a lesão que lhe tirou da Copa do Mundo. Agora em 2018, o recomeço de uma caminhada para recuperar a confiança daqueles que tanto lhe criticaram na Rússia.

- É diferente de 2010, de 2014. Estou mais velho, mais experiente. É uma sensação diferente e temos que nos preparar para passar nossa mentalidade aos mais novos. Cada vez mais nos unindo, nos fechando em campo, buscando vencer sempre e o melhor para a Seleção. Temos que nos acostumar a sermos sempre melhores do que ontem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES