Seleção feminina domina, não marca e entrega medalha de ouro aos Estados Unidos

Os números mostram que o volume de jogo brasileiro foi superior ao das norte-americanas

Seleção feminina domina, não marca e entrega medalha de ouro aos Estados Unidos | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 51 mil pessoas assistiram a um jogo que parecia uma repeti??o da final feminina do torneio ol?mpico de futebol de Atenas 2004. Outra vez as norte-americanas acabaram com o sonho do ouro da Sele??o Brasileira e derrotaram a equipe verde e amarela na prorroga??o da decis?o dos Jogos de Pequim por 1 a 0, garantindo a medalha dourada. As brasileiras tiveram mais toque de bola, mais volume de jogo, mas n?o conseguiram balan?ar as redes dos EUA e ficaram novamente com a prata.

Os n?meros mostram que o volume de jogo brasileiro foi superior ao das norte-americanas. 60% da posse de bola para o Brasil, contra 40% dos Estados Unidos. No ataque, mais finaliza?es da equipe verde e amarela: 13 contra 11. Foram 15 escanteios brasileiros, enquanto os EUA tiveram apenas tr?s tiros de canto. Na defesa, mais dom?nio do Brasil. 40 desarmes contra 22 das advers?rias.

Com o triunfo, os Estados Unidos sobem ao lugar mais alto do p?dio em Olimp?ada pela terceira vez na hist?ria. Os outros ouros vieram em Atlanta 1996 e h? quatro anos, na Gr?cia. Na ocasi?o, em 2004, as norte-americanas venceram por 2 a 1, tamb?m na prorroga??o, com um gol na morte s?bita ap?s os 90 minutos do tempo normal.

Em Pequim, a Sele??o havia conseguido espantar o primeiro fantasma na semifinal: as alem?s. As europ?ias derrotaram o Brasil na final do Mundial do ano passado. No entanto, faltavam as norte-americanas e, ap?s um 0 a 0 no tempo normal, a equipe dos EUA conseguiu sair na frente do marcador, segurar o jogo e garantir o ouro.

Se na partida entre a Sele??o Brasileira masculina e a Argentina Fabio Capello, t?cnico da Inglaterra, e Diego Armando Maradona assistiram ao jogo, outras estrelas do esporte marcaram presen?a nesta quinta-feira para ver as meninas do futebol.

Al?m de Kobe Bryant, astro da NBA que tamb?m esteve na partida da equipe de Dunga, ningu?m menos que Pel? presenciou a derrota brasileira. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o presidente do Comit? Ol?mpico Internacional (COI), Jaqcues Rogge, tamb?m fizeram quest?o de comparecer ? decis?o das meninas.

Mesmo com duas das melhores jogadoras do mundo dentro de campo, a Sele??o n?o conseguiu um resultado positivo. Marta e Cristiane, eleitas pela Fifa a primeira e a terceira jogadora mais completa do mundo, respectivamente, foram as atletas que mais se emocionaram. A camisa 10 chegou a lacrimejar ainda durante a partida.

Ao contr?rio de 2004, desta vez a sele??o dos EUA tinha jogadoras menos experientes. A equipe passou por uma reformula??o nos ?ltimos quatro anos at? chegar ? equipe atual, campe? olimp?ca em Pequim.

O jogo

Na primeira etapa as duas equipes n?o criaram boas chances de gol. Muitos erros nos passes e um primeiro tempo fraco tecnicamente. Algo raro em confrontos entre brasileiras e norte-americanas no futebol.

J? no segundo tempo, a equipe verde e amarela decidiu partir para cima das advers?rias. No entanto, as principais estrelas da Sele??o, Marta e Cristiane, estavam muito bem marcadas pelas advers?rias e n?o conseguiam trabalhar individualmente.

Os erros de passe continuaram e Marta insistia em tentar resolver sozinha. Mas o dom?nio era brasileiro e, se n?o fosse a goleira Hope Solo, a camisa 10 teria marcado um gol de placa. A jogadora dominou dentro da ?rea, se livrou de duas marcadoras e chutou forte, para linda defesa da camisa 1 norte-americana.

Alguns minutos depois foi a vez da goleira B?rbara salvar o Brasil. A bola sobrou para Hucles no meio da ?rea. A jogador chutou forte e rasteiro, mas a arqueira da Sele??o caiu bonito para impedir o gol norte-americano.

J? nos acr?scimos, os EUA tiveram a chance do jogo. Rodriguez avan?ou pelo meio e, cara a cara com B?rbara, tentou por cobertura e desperdi?ou a ?ltima chance em tempo normal. A partida seria decidida na prorroga??o.

Assim como terminou os ?ltimos 45 minutos, a Sele??o caiu de produ??o no in?cio da prorroga??o e, logo aos 6min, sofreu o baque. Os Estados Unidos abriam o placar. Lloyd recebeu na esquerda, ajeitou e chutou forte no canto esquerdo de B?rbara, sem chances para a arqueira brasileira.

O time do Brasil ficou ap?tico ap?s o gol e n?o conseguiu reagir, perdendo mais uma vez para os Estados Unidos em uma final ol?mpica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES