Seleção feminina enfrenta a Argentina nesta quinta no SheBelieves Cup

Quadrangular servirá de teste final para a técnica Pia Sundhage fechar o grupo para os Jogos de Tóquio

A seleção brasileira feminina estreia nesta quinta no torneio SheBelieves Cup, nos EUA | A seleção brasileira feminina estreia nesta quinta no torneio SheBelieves Cup, nos EUA — Foto: Sam Robes/CBF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A seleção brasileira feminina de futebol estreia nesta quinta-feira no torneio SheBelieves Cup, em Orlando, nos Estados Unidos, contra a Argentina, com transmissão do SporTV e Tempo Real no ge, às 18h (horário de Brasília). A técnica Pia Sundhage tem duas missões: testar a equipe na reta final de preparação para os Jogos de Tóquio e avaliar as concorrentes às últimas vagas no grupo de 18 jogadoras que levará às Olimpíadas. As informações são do ge.

O jogo mais esperado pela treinadora é o da segunda rodada, domingo, contra a seleção americana, atual campeã mundial. O último adversário será o Canadá, na quarta-feira.

- Jogar contra os Estados Unidos, o melhor time do mundo, e com o fato de eu ter alguma conexão com algumas das jogadoras me faz acreditar que será muito animador. Mas, agora, todas as emoções que eu tenho e táticas que estou pensando são contra a Argentina. Eu estou muito feliz que nós vamos ter a chance de jogar contra três times completamente diferentes e isso vai nos dar muitas respostas - afirmou em entrevista coletiva Pia Sundhage, que dirigiu a seleção dos Estados Unidos entre 2008 e 2012, conquistando o bicampeonato olímpico em Londres e Pequim.

A seleção brasileira feminina estreia nesta quinta no torneio SheBelieves Cup, nos EUA — Foto: Sam Robes/CBF

Brasil de Pia está invicto contra Argentina e Canadá

A seleção americana é a adversária mais esperada para dar à equipe brasileira um parâmetro de competitividade, a menos de seis meses das Olimpíadas. O Brasil já tinha um amistoso marcado contra as campeãs mundiais no primeiro semestre do ano passado, cancelado devido à pandemia de Covid-19.

A Argentina foi a rival de estreia de Pia no comando da seleção, em agosto de 2019: goleada por 5 a 0, no Pacaembu. O Canadá também é um adversário conhecido da treinadora: o Brasil venceu por 4 a 0 em novembro de 2019, no Torneio da China, e empatou em 2 a 2 em março de 2020, no Torneio da França.

- Será muito bom esse novo encontro, teremos jogadoras novas, mas eu acredito que a ideia central e as táticas serão as mesmas - disse Pia, elogiando a atacante Debinha, artilheira da seleção com a treinadora, com 10 gols, e presente nos 13 amistosos disputados sob o comando da sueca.

- A maior diferença é a Debinha, ela vai ajudar o time ainda mais na posição que ela joga. Debinha jogou aberta por um tempo, mas descobrimos que ela ajuda muito o time como atacante de área.

Debinha é a artilheira da seleção feminina na Era Pia Sundhage — Foto: Sam Robes/CBF

Sem Luana e Formiga, Pia fará testes no meio

Debinha faz parte de um grupo que já pode se considerar em Tóquio. Na convocação para o torneio, Pia afirmou que já tem na cabeça pelo menos 12 das 18 jogadoras que irão às Olimpíadas. A SheBelieves Cup, assim como os últimos amistosos antes dos Jogos, servirão como um vestibular para quem busca as seis vagas restantes.

- Precisamos de algumas respostas, e vamos tentar ver o máximo de jogadoras nesses jogos. Este é só o começo, teremos mais treinos e jogos à frente.

Pelo menos duas observações já estão previstas no meio do campo, devido às ausências das volantes Luana e Formiga, que também estão entre as jogadoras de confiança da treinadora. Colegas no Paris Saint-Germain, elas não foram liberadas pelo clube francês, que alegou problemas com os protocolos contra a Covid-19 no país.

- É sempre um desafio perder jogadoras, mas eu sou uma pessoa positiva. Luana e Formiga são importantes para nós, mas vai ser bom ver jogadoras como Andressinha ou Júlia Bianchi, ou alguma outra. Vai ser interessante e muito importante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES