Seleção Brasileira inicia “era Mano” em busca de vitória

Últimos três treinadores do Brasil não conseguiram vencer na estreia

Mano comanda treino com a | Divulgação/CBF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O técnico Mano Menezes encara logo de cara um tabu em sua estreia na seleção brasileira, nesta terça-feira (10), às 21h (horário de Brasília), no amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jersey: há dez anos a equipe não vence o jogo de estreia de um técnico.

O último a conseguir tal feito foi Emerson Leão, que assumiu o cargo de 15 de novembro de 2000, numa apertada vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia, em um jogo pelas eliminatórias da Copa de 2000, no Morumbi, em São Paulo.

Depois dele, outros três treinadores passaram pela equipe sem conseguir um triunfo para marcar o início de seu trabalho. Em 2001, Luiz Felipe Scolari sucedeu Leão e começou com uma derrota por 1 a 0 para o Uruguai, em Montevidéu, pelas mesmas eliminatórias.

Felipão só venceria em seu terceiro jogo, 2 a 0 contra o Peru, pela Copa América. Apesar de ter demorado para acertar o time, o comandante coroou sua campanha com a conquista do pentacampeonato mundial, em 2002.

Em fevereiro de 2003, Carlos Alberto Parreira assumiu a equipe, que tinha feito jogos com Scolari e Zagallo como interinos. No primeiro jogo, um sonolento empate sem gols contra a China, seguido por uma derrota para Portugal por 2 a 1 e outro empate por 0 a 0, desta vez contra o México. Vitória, só na quarta partida, 3 a 0 sobre a Nigéria, em junho daquele ano.

Em agosto de 2006, Dunga iniciou seu trabalho com um empate diante da Noruega, 1 a 1, em Oslo. No mês seguinte, porém, vieram as primeiras vitórias - 3 a 0 sobre a Argentina e 2 a 0 contra o País de Gales.

Mano assume a seleção com a missão de resgatar o futebol bonito e vistoso que o Brasil se acostumou a apresentar, mas que foi esquecido durante os quatro anos de trabalho de Dunga ? que culminaram com a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo, diante da Holanda.

Para essa estreia, o técnico deve apostar no entrosamento entre os jogadores do Santos, especialmente Paulo Henrique Ganso, Robinho e Neymar, que têm boas chances de serem titulares, e nos poucos remanscentes do Mundial, como o próprio Robinho, o lateral Daniel Alves, o zagueiro Thiago Silva e o meia Ramires.

Do lado norte-americano, o técnico Bob Bradley manteve a base que jogou junta nos últimos anos e esteve na Copa ? um time entrosado e que já deu bastante trabalho ao Brasil, na final da Copa das Confederações de 2009. Será uma missão dura para Mano e seus garotos para acabar com o jejum de boas estreias, mas quem disse que ser técnico da seleção é fácil?

FICHA TÉCNICA

ESTADOS UNIDOS X BRASIL

Local: Estádio New Meadowlands, em Nova Jersey (EUA)

Data: 10 de agosto de 2010, terça-feira

Horário: 21h (horário de Brasília)

ESTADOS UNIDOS: Howard; Cherundolo, Spector, Bocanegra e Bornstein; Feilhaber, Edu, Bradley e Donovan; Altidore e Findley

Técnico: Bob Bradley

BRASIL: Victor; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e André Santos; Lucas, Ramires e Ganso; Robinho, Neymar e Alexandre Pato

Técnico: Mano Menezes



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES