Seleção procura novos 'heróis“ na primeira final sem Neymar em 10 anos

A ausência do camisa 10 em uma final é inédita.

| Lucas Figueiredo/CBF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de eliminar a Argentina, o Brasil faz hoje diante do Peru a final da Copa América, às 17h, no Maracanã. Cortado antes do início da competição com uma lesão no tornozelo, Neymar assistirá ao confronto das arquibancadas. A ausência do camisa 10 em uma final é inédita: desde sua primeira convocação, em 2010, esteve em campo em todas as disputas de título da seleção, seja da olímpica, seja da principal. As informações são do UOL.

A "geração Neymar" - seleção que tem o camisa como principal jogador desde 2011 - chegou a três decisões, sendo uma com a equipe principal e duas com a olímpica. Nas três, o craque esteve em campo e foi titular. A última final brasileira sem Neymar aconteceu na Copa das Confederações de 2009, há dez anos. 

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Quando atuou em finais com a camisa da seleção, Neymar foi quase sempre protagonista. Na conquista do inédito ouro olímpico diante da Alemanha, na Rio 2016, marcou o gol brasileiro no empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e converteu o quinto e decisivo pênalti. Na decisão da Copa das Conferações de 2013, último título da seleção principal, marcou o segundo gol na vitória por 3 a 0 sobre a Espanha e foi eleito o melhor em campo. 

A história só foi diferente em 2012, quando uma seleção olímpica liderada por Neymar com apenas 21 anos ficou com a medalha de prata ao cair diante do México em Wembley, perdendo por 2 a 1. Foi a única final disputada por Neymar com a camisa do Brasil na qual o atacante não marcou gols ou foi decisivo.

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

A última final da seleção brasileira sem Neymar aconteceu na Copa das Confederações de 2009, apenas dois meses depois do então franzino atacante fazer sua estreia no futebol profissional com a camisa do Santos. Pela televisão, o jovem que tinha apenas 17 anos na época viu pela televisão o time com Kaká, Robinho e Luís Faniano derrotar os EUA e se sagrar campeão na África do Sul. 

Na primeira final sem Neymar na década, a seleção chega sem um protagonista solitário, uma estrela consolidade que concentre a pressão e os holofotes. Ao longo da Copa América, foram vários personagens de destaque. 

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Para o confronto diante do Peru, o Brasil aposta no jogo coletivo e em uma parceria ofensiva entre Everton, Roberto Firmino e Gabriel Jesus que se consolidou no decorrer da competição - Firmino e Everton tem dois gols cada, contra um de Jesus. 

"Uma jogada nossa, com Coutinho, depois eu, Firmino e Gabriel. Temos um coletivo muito qualificado, um coletivo muito comprometido com a causa, estamos fazendo nosso trabalho porque ao lado tem gente competente", disse o capitão Daniel Alves. 

O Brasil encara o Peru às 17h de hoje, no Maracanã. A provável escalação brasileira tem Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luís; Casemiro, Arthur e Coutinho; Gabriel Jesus, Everton e Firmino. 

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

FICHA TÉCNICA: BRASIL X PERU 

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) 

Data/Hora: 7 de julho de 2019, às 17h 

Árbitro: Roberto Tobar (Chile) 

Assistentes: Christian Schiemann e Claudio Rios (ambos do Chile) VAR: Julio Bascuñan (Chile) 

BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Everton e Roberto Firmino. 

Técnico: Tite.

PERU: Pedro Gallese, Luis Advíncula, Carlos Zambrano, Luis Abram e Miguel Trauco; Renato Tapia e Yoshimar Yotún; André Carrillo, Christian Cueva e Edison Flores; Paolo Guerrero. 

Técnico: Ricardo Gareca.

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES