Sem Coutinho, Tite vive novo dilema para o meio-campo da Seleção

Meia do Barcelona é quem mais jogou com o técnico.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tite vai conhecer na Inglaterra, nesses próximos oito dias, a vida na seleção brasileira sem Philippe Coutinho. A rodada de amistosos contra Uruguai e Camarões será a primeira do técnico, desde que assumiu o comando da equipe, sem um de seus protagonistas. Coutinho sofreu uma lesão no bíceps femoral, músculo da perna, e não pôde se apresentar.

São 30 jogos de Tite na Seleção. De 29 possíveis – um deles foi disputado só com jogadores de clubes brasileiros –, Coutinho disputou 28. Ficou fora só do amistoso contra o Japão, há um ano, poupado, mas estava na lista, tanto que dias depois enfrentou a Inglaterra.

Desde 2016, ninguém jogou mais vezes do que Coutinho. E, curiosamente, à essa altura, o meia do Barcelona representa ao mesmo tempo uma contundente certeza e uma incômoda interrogação.

Dessa vez, Tite não terá seu craque num lugar nem noutro. E isso causa impacto na Seleção. Pela lista de convocados, cheia de atacantes e com poucos meio-campistas ofensivos, pode-se imaginar que a ideia da comissão técnica era utilizá-lo centralizado contra Uruguai e Camarões.

Os que mais jogaram com Tite:

Coutinho: 28 jogos

Willian: 26

Alisson, Gabriel Jesus e Neymar: 24

Paulinho: 23

Miranda: 22

Casemiro e Renato Augusto: 21

Fernandinho e Marquinhos: 20

Essa é a posição mais carente da seleção brasileira. Tite considera o enfraquecimento do setor o principal erro cometido na Copa do Mundo, que terminou para o Brasil nas quartas de final, com a derrota por 2 a 1 para a Bélgica.

O Barcelona parece ter se encontrado na temporada com Coutinho exercendo função semelhante à que fazia no início da era Tite: iniciando as jogadas aberto, pelo lado, e se movimentando em direção ao centro para juntar-se ao trio de meio-campistas.

Na Seleção, a configuração dos convocados indica um posicionamento diferente, com origem no centro. Para os lados, na atual lista, Tite tem Neymar, Richarlison, Douglas Costa e Willian.

A ausência de Coutinho abre uma lacuna importante. Não há outro meia com sua característica: leve, ofensivo, rápido, de boa finalização de média distância, driblador e com capacidade para tabelar com os atacantes. É possível que Paulinho, volante de origem que ao longo da carreira foi se aproximando do ataque, seja o seu substituto contra o Uruguai.

E para quem tem problemas no meio-campo, as notícias não são nada animadoras. Além de Coutinho, Tite não poderá ter outros dois jogadores que imaginava protagonistas nesse início de ciclo: o jovem Paquetá, ausente para que o Flamengo, assim como outros clubes brasileiros, fosse preservado no campeonato, e o ainda jovem, mas já veterano Casemiro, machucado.

Nesta terça-feira, os treinamentos da Seleção vão começar a esboçar a escalação que Tite pretende levar a campo na sexta, no clássico sul-americano contra o Uruguai.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES