Sem Kaká e Luis Fabiano, Brasil encara a Bolívia com uma equipe de novatos

Dunga vai usar a partida para observar atletas que ainda correm atrás de vaga na Copa

Seleção | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil vai subir o morro neste domingo para encarar a Bolívia, às 17h (horário de Brasília), na altitude de mais de 3.600 metros de La Paz. A partida, válida pela penúltima rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, vai servir de vestibular para pelo menos dez jogadores que ainda não têm o passaporte carimbado para o Mundial. Kaká, Gilberto Silva e Luis Fabiano sequer seguiram para a capital boliviana e ficaram em Campo Grande, local da partida de quarta-feira com a Venezuela.

Os goleiros Victor e Helton, os zagueiros Miranda e Naldo, o lateral-esquerdo Felipe Luis, os volantes Lucas e Ramires, os meias Alex e Diego Souza e o atacante Diego Tardelli estão na disputa pelas últimas vagas. O confronto em La Paz servirá para o técnico Dunga avaliar o desempenho de alguns atletas em partidas oficiais

Já classificada para a Copa do Mundo, a seleção brasileira estabeleceu um novo objetivo para as duas últimas partidas das eliminatórias. A comissão técnica quer encerrar a fase de classificação na primeira colocação. Eliminados, os bolivianos jogam apenas para cumprir tabela. Com a seleção já garantida no Mundial de 2010, Dunga decidiu poupar alguns titulares. Durante os treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis, o treinador poupou as suas principais estrelas. Kaká, Gilberto Silva e Luis Fabiano sequer seguiram para a Bolívia. Com isso, Diego Souza, Josué e Adriano vão ser os titulares. Para o treinador esse é o momento de observar os atletas que podem ser convocados para o Mundial de 2010. Dunga admitiu, porém, que a lista está praticamente fechada, principalmente por conta de tudo o que passou nos últimos três anos.

- É óbvio e seria irracional aqueles que foram para a Copa América, para a Copa das Confederações, que jogaram contra a Argentina lá dentro, contra Paraguai, Uruguai e Venezuela não terem uma vantagem. Seria falta de consideração, porque eles deixaram suas férias. Mas não quer dizer que estejam seguros – explicou o treinador.

Titular absoluto de Dunga nas eliminatórias, o goleiro Julio César admitiu que a equipe terá dificuldades para vencer os bolivianos, em La Paz. No entanto, ele afirmou que, mesmo classificado, o Brasil vai buscar mais um resultado para encerrar a competição em primeiro lugar. - É um campo em que todas as seleções que vão jogar lá têm dificuldade. Tenho certeza que com a gente não vai ser diferente. Temos um pensamento só que é vencer. Fiquei sabendo que a seleção principal da Bolívia poderia não jogar por uma greve. O Brasil tem que demonstrar o seu melhor. É uma partida onde a gente precisa ter um pouco de superação. Já fui para La Paz e é um jogo diferente – disse o camisa 1.

Eliminada da Copa do Mundo, a seleção boliviana realizou um treino na manhã de sábado, no estádio Hernando Siles, em La Paz. Mesmo sem chances, o técnico Erwin Sanchez quer surpreender a seleção e aproveitar o fator altitude para conquistar um triunfo em seus domínios. Durante a semana, os jogadores convocados por Sanchez ameaçaram não se apresentar por conta de problemas políticos na federação local. Os atletas gostariam de ter uma participação na vida do futebol boliviano.

Apenas o atacante Botero, vice-artilheiro das eliminatórias, com oito gols, abriu mão de jogar pela seleção e está fora. No fim, todos os convocados decidiram se apresentar e vão encarar o Brasil, em La Paz. Os destaques da Bolívia são o meia Pablo Escobar, que atua no Santo André, e os atacantes Arce, com passagem pelo Corinthians e hoje no Sport, e Marcelo Moreno, ex-Cruzeiro e atualmente no Werder Bremen, da Alemanha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES