Sem Neymar e Ganso, Santos fica no zero com Sport

Sem seus principais jogadores, Peixe se mostra time desentrosado e para no eficiente sistema de marcação montado por Vágner Mancini

Juan, do Santos, disputa com Felipe Azevedo, do Sport | Mauro Horita / Agência Estado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sem Ganso, Neymar e outros bons jogadores como Elano, Borges e Rafael, o Santos não saiu do zero com o Sport Recife, neste domingo, na Vila Belmiro. O "caldeirão" da Vila Belmiro presenciou um jogo de temperatura morna. Com poucas chances de gol para ambos os lados, Santos e Sport decepcionaram os pouco mais de 5 mil torcedores que compareceram ao estádio santista.

Com o resultado, os dois times contabilizaram mais um empate na competição e foram a dois pontos na tabela do Brasileirão, ainda sem vitórias. Mas se para o time pernambucano o resultado não foi ruim, dado o sucesso do ferrolho armado pelo técnico Vagner Mancini, o Peixe só teve razões para lamentar a nova igualdade. Sem seus principais astros (Neymar e Paulo Henrique Ganso), o Alvinegro Praiano não conseguiu criar grandes oportunidades e pouco assustou o gol defendido por Magrão.

Não bastasse, a equipe ainda ganhou alguns problemas para os próximos jogos da competição, já que Rafael Galhardo e Bernardo - em suas estreias pelo Santos na Vila - deixaram o gramado lesionados e preocupam. E no final da partida, Arouca também reclamou de dores - mas como o Peixe já havia feito todas as alterações permitidas, o volante acabou permanecendo (quase imóvel) no gramado.

Por causa dos amistosos da Seleção Brasileira, o torneio só volta no dia 6, quando o Santos recebe o Fluminense, na Vila Belmiro, e o Sport pega o Palmeiras, na Ilha do Retiro, em Recife. Para o Peixe, boa notícia, já que Neymar e Rafael estão na Seleção.

Santos ataca, Sport defende

Que Muricy Ramalho levaria a campo um "mistão" santista, em virtude das ausências de Neymar, Paulo Henrique Ganso e Rafael, já era esperado. Mas, ainda assim, o treinador surpreendeu ao poupar os habituais titulares Elano e Henrique, dando chance a Felipe Anderson e Gerson Magrão. Com Alan Kardec mais adiantado, Felipe Anderson e Bernardo davam o apoio ofensivo quando o time estava com a bola no pé, com Gerson Magrão - que usava a camisa 10 de Ganso - posicionando-se logo atrás do trio.

Armado com duas obedientes linhas de quatro, o Sport preocupava-se inicialmente em conter o ímpeto inicial santista, dificultando o avanço do time paulista - que, por sua vez, dominava a posse da bola. A saída mais buscada pelos alvinegros eram as pontas, em especial a direita, na qual Felipe Anderson vinha sendo bastante acionado. O primeiro lance de perigo, porém, veio pela esquerda. Aos 8 minutos, após cruzamento de Gerson Magrão, Alan Kardec dominou na grande área, deslocou Bruno Aguiar e bateu no canto, mandando ao lado do gol de Magrão.

Apesar da baixa intensidade da partida, o Santos foi obrigado a queimar a primeira das três alterações possíveis logo aos 26 minutos, quando Rafael Galhardo caiu no gramado com desconforto muscular, já com risco de fazer companhia aos também laterais direitos Fucile e Crystian no departamento médico do clube - Maranhão entrou no lugar do jogador. Vale lembrar que na primeira rodada o outro jogador cedido pelo Flamengo ao Santos, o zagueiro David Braz, também sofreu uma lesão e precisou ser substituído logo no primeiro tempo do jogo contra o Bahia.

Aos poucos, o Sport começou a adiantar a marcação e equilibrar mais a partida. Com Bernardo e Felipe Anderson até então apagados, Gerson Magrão praticamente sem encostar mais na bola e o time sem saída de jogo, o Santos encontrava dificuldades para tocar perto da grande área, com o volante Adriano assumindo a incumbência de armar o jogo para o Peixe. Assim, a bola, quando nos pés santistas, rodava de um lado para outro, sem objetividade.

Lá atrás, o Rubro-negro agradecia a solonência santista. À frente, porém, o ataque pouco colaborava, falhando na tentativa de aprofundar bolas para Felipe Azevedo - único jogador mais adiantado da equipe pernambucana. Só aos 40 minutos a partida voltou a ter um lance de perigo. Mais uma vez com o Santos, em jogada individual de Felipe Anderson, que avançou pelo meio da zaga do Sport, escapou da marcação e chutou forte, parando na boa defesa de Magrão.

O Santos voltou a assustar três minutos depois, quando Gerson Magrão lançou Alan Kardec, o atacante bateu cruzado na saída de Magrão - o do Sport - e Maranhão, com o gol livre, acabou batendo para fora. O time enfim parecia ter acordado, mas não a tempo de mudar o cenário da partida durante a etapa inicial.

Mais do mesmo

O segundo tempo iniciou tenso para o Santos. Primeiro com mais uma substituição "forçada" do Peixe logo aos 4 minutos, com a entrada de Henrique em razão de uma lesão de Bernardo, que deixou o gramado chorando na maca - segundo o médico Rodrigo Zogaib, o jogador sentiu o musculo adutor da virilha direta. No lance seguinte, o Sport teve sua primeira chegada perigosa na partida, em chute de Rithely, que aproveitou falha de Adriano para se aproximar da área e bater forte, mas por cima do gol defendido por Aranha.

Com quatro volantes de ofício (Adriano, Arouca, Gerson Magrão e Henrique) e só Felipe Anderson no meio-campo, o Santos se via com ainda menos opções para se alçar ao ataque, especialmente porque o Sport voltara ao segundo tempo com a marcação tão forte quanto na etapa inicial. Assim, uma das saída era acionar Juan pela lateral esquerda e dar liberdade para que Arouca avançasse pela direita, com Maranhão e Durval ajudando na cobertura.

No início, a estratégia parecia eficiente. Aos 9 minutos, Juan teve boa chance ao receber de Felipe Anderson e bater cruzado, mas acertando ao lado do gol de Magrão. No entanto, com o desenrolar da etapa final, o Peixe voltou a cair na bem postada linha defensiva rubro-negra, liderada pela boa atuação da dupla Bruno Aguiar e Edcarlos, além do volante Tobi. No banco de reservas, se por um lado Vagner Mancini esboçava tranquilidade, por outro Muricy Ramalho se desesperava com a enorme dificuldade do time se aproximar da área de Magrão - mesmo com os mais de 60% de posse de bola.

O Santos continou marcando presença na metade rubro-negra do gramado, mas sem criar nenhum lance de perigo. Nas arquibancadas, sobraram lamentações da parte alvinegra - além de vaias a Felipe Anderson, muito criticado pela torcida. Acabou não tendo jeito: o 0 a 0 durou até o fim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES